Após furar o torneio qualificatório do ATP de Pune, na Índia, o cearense número três do Brasil e 124º do mundo, Thiago Monteiro, lutou muito, chegou a se machucar e quadra, mas virou sobre o belga Ruben Bemelmans, 117º da ATP.
Foi uma batalha de 2h43 para o brasileiro fechar o placar em 6/7 (4) 6/3 7/6 (8) tendo convertido seis aces contra oito do belga, que venceu 77% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 86% de aproveitamento de Monteiro.
A partida com os dois tenistas sólidos no saque e sem grandes ameaças. O brasileiro apresentou mais dificuldades, mas conquistou a quebra no nono game Sacando para fechar a parcial, trabalhou com segundo serviço e foi quebrado de zero, vendo a disputa ser encaminhada para o tiebreak. Ali, sofreu mini-quebras, viu o belga abrir 5/1, salvou dois setpoints, mas saiu em desvantagem.
Na segunda etapa os dois tenistas se pressionaram, nos três primeiros games perderam breakpoints, até que o brasileiro, que estava mais errático, conquistou a quebra no quarto game, abriu 4/1 no placar e ganhou confiança para administrar a vantagem e resistir a pressão.
Na terceira etapa, Monteiro sofreu por sete minutos, seis igualdades e ainda salvou dois breakpoints tudo no segundo game, confirmou saque e equilibrou a disputa. Firmes os tenistas confirmaram seus games de saque e a disputa se encaminhou para o tiebreak.
Ali, Bemelmans abriu 2/0 com mini-quebra, mas o brasileiro devolveu no quarto ponto e tirou uma vantagem abrindo 5/2 no placar. O belga não desistiu, pressionou e devolveu a mini-quebra no segundo match-point e teve 5/6 contra Monteiro, que desperdiçou outro match-point ao sofrer nova devolução de mini-quebra e ter o placar em 7/7. Nesse momento da partida, o cearense sofreu uma queda e sentiu o pé esquerdo. Após os três minutos de atendimento fisioterápico, a partida voltou, com muita luta o brasileiro perdeu o quarto match-point, ma conquistou nova mini-quebra e com belo trabalho com forehand fechou a partida.
Na segunda rodada do torneio, o brasileiro encara o cabeça de chave dois, o sul-africano Kevin Anderson, 14º colocado e vice-campeão do US Open. O duelo já é nesta quarta-feira, em torno das 13h, último jogo da quadra central.