O austríaco Dominic Thiem, quinto do ranking da ATP, abriu a temporada 2018 com boa vitória sobre o russo Evgeny Donskoy, 72º da ATP, na estreia do ATP de Doha, no Qatar. Principal favorito no torneio, Thiem aguarda definição de rival.
Thiem precisou de 1h39 para fechar o placar em 7/6 (3) 6/3 tendo convertido 13 aces contra dois do russo, que venceu 64% dos pontos jogados com seu primeiros erviço contra 92% de aproveitamento do austríaco que em todo o jogo perdeu apenas três pontos em seu primeiro saque.
A partida começou disputada, com Thiem precisando segurar seu saque e pressionando o russo, que no segundo game salvou três breakpoints. A disputa seguiu e Thiem, mais sólido no saque e firme na devolução conquistou quebra no oitavo game e na sequência desperdiçou setpoint e foi quebrado no nono game. Pressionando o russo, Thiem chegou a ter setpoint no décimo game, não converteu a quebra e a disputa foi para o tiebreak, onde menos errático, o austríaco dominou.
Na segunda etapa, o jogo manteve seu equilíbrio e Thiem conquistou a quebra no quinto game e administrou a vantagem ao conquistar nova quebra no nono game fechando a partida.
Na segunda rodada do torneio, Thiem aguarda pelo vencedor da partida entre o esloveno Aljaz Bedene e o tunisiano Malek Jaziri.