Disputando pela primeira vez na carreira o ATP Finals de Londres sem ser reserva, o tenista belga David Goffin, oitavo do ranking da ATP, surpreendeu o suíço Roger Federer, pentacampeão do torneio, e avançou à final.
O belga viu-se diante de Federer na semifinal do último grande torneio do ano, a quem nunca havia vencido nos seis encontros anteriores e precisou de 1h47 para fechar o placar em 2/6 6/3 6/4 tendo disparado sete aces contra sete do suíço, que venceu 74% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 73% de aproveitamento de Goffin.
Goffin teve dificuldades para superar Rafael Nadal lesionado na partida de estreia no Finals, foi dominado por Grigor Dimitrov, precisou virar sobre Dominic Thiem na fase de grupos e após virar diante de Federer aguarda pelo vencedor da partida entre o búlgaro Grigor Dimitrov e o norte-americano Jack Sock.
O belga é o primeiro tenista a vencer o número 1 do mundo, nadal, e o número dois, Federer, em uma mesma edição do ATP Finals em oito anos. O último a conquistar tal feito foi o russo Nikolay Davidenko em 2009.
O jogo
A partida começou com um game longo com oito minutos de disputa e quebra de saque para o suíço, abriu 2/1 no placar e colocou seu jogo de bolas curtas e voltou a conquistar a quebra no quinto game, fez 5/1 no placar e administrou a vantagem.
Na segunda etapa, o belga buscou reagir, contou com vacilos de Federer com forehand, conquistou a quebra de saque no segundo game, abriu 3/0 no placar e administrou a vantagem. Federer teve um breakpoint no sétimo game, mas não converteu e acabou vendo a partida se encaminhar para o set decisivo.
Nele, o suíço demonstrou uma reação, confirmou bem seu primeiro game de saque, mas acabou vacilando no terceiro game, foi quebrado, viu o belga abrir 3/1 e administrar a vantagem.