Número dois do mundo e hexacampeão do ATP World Finals, Roger Federer estreou com o pé direito na abertura da competição neste domingo do torneio com os oito melhores jogadores da temporada. O torneio é jogado na O2 Arena, em Londres.
Leia Mais:
Federer se mostra aliviado após vitória na estreia em Londres
Federer derrotou o americano Jack Sock, nono do mundo e último classificado, por 6/4 7/6 (7/4) após 1h31min de duração na primeira partida de simples do torneio válida pelo Grupo Boris Becker.
Sock, que joga pela primeira vez o Finals em simples (já atuou nas duplas) se classificou com um milagre saindo abaixo do top 20 da temporada e vencendo o torneio Masters 1000 de Paris, na França, contando com derrotas precoces de uma dezena de concorrentes.
A vitória é a 50ª em 54 jogos do suíço no ano onde tem sete títulos em onze eventos. Ele vem dos canecos em Xangai, na China, e na Basileia, na Suíça, e vence a 11ª partida seguida.
Roger soma sua 53ª vitória em 65 jogos no Finals onde foi campeão em 2003, 2004, 2006, 2007, 2010 e 2011. Ele joga na próxima rodada na terça-feira contra o vencedor de Alexander Zverev, terceiro, e Marin Cilic, quinto, que jogam às 18h deste domingo.
O jogo
Federer abriu a partida sólido no saque e buscando definir já na segunda bola. A tática deu certo, o suíço abriu a partida com uma quebra de saque, chegou a ser pressionado no game seguinte, mas forçou a bola no forehand do norte-americano, o trouxe para a rede e foi confirmando cada vez mais com tranquilidade. O momento cômico da disputa esteve na vantagem para Sock no sétimo game, onde subiu mal á rede, deu a bola na mão do suíço e brincou virando-se de costas para Federer pensando tomar a bola na paralela, mas ouviu a reação do público frustrado ao ver o suíço na rede, mesmo com a quadra aberta e confirmou saque. Sock também foi melhorando na disputa e venceu seu primeiro game de zero no nono em disputa. Federer administrou bem a vantagem da quebra.
Na segunda etapa, Sock conseguiu se impôr mais no saque, deu trabalho nas devoluções, salvou match-point forçando erro do suíço no 4/5 e levou ao tie-break, mas Roger ganhou um pontinho no saque do rival, abriu 5 a 4 e saque e fechou após o americano errar um desafio eletrônico.