Quarto favorito na chave do ATP 500 da Basileia, na SUíça, o argentino Juan Martín Del Potro, 19º do ranking da ATP, superou o sexto cabeça de chave, o espanhol Roberto Bautista Agut, 21º, e se garantiu na semifinal do torneio.
Em um jogo duro, Delpo precisou de 2h03 para fechar o placar em 6/2 2/6 6/4 tendo disparado oito aces contra nenhum do espanhol, que venceu 78% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 68% de aproveitamento do argentino.
Delpo abriu a partida firme com quebra, abriu 2/0 no placar e voltou a conquistar a quebra no quinto game, fez 5/1 no placar e administrou a vantagem.
Na segunda etapa, o espanhol iniciou mais agressivo, conquistou a quebra de saque no quarto game, abriu 4/1 no placar e administrou forçando o set decisivo.
No set decisivo, o jogo ficou ainda mais pegado. Delpo conseguiu a quebra no terceiro game, mas tomou a devolução já no game seguinte. A partida seguiu com os dois tenistas confirmando bem seus games de saque, até que o argentino conquistou a quebra arriscando no nono game e sacou fechando a partida.
Na semifinal, Delpo aguarda pelo vencedor do duelo entre o croata Marin Cilic e o hungaro Marton Fucsovics.