Mais uma vez a romena Simona Halep, vice-líder do ranking da WTA, vai encarar a letã Jelena Ostapenko enquanto luta pelo número 1 do mundo. As duas tenistas, que decidiram o título de Roland Garros, e agora disputam vaga na final do WTA de Pequim.
Nas quartas de final, a campeã de Roland Garros, Ostapenko, oitava da WTA, precisou de 1h25 para superar a romena Sorana Cirstea, 44ª, que vinha de tirar a tcheca Karolina Pliskova do torneio e da briga pelo número 1.
Ospatenko fechou a partida em um duplo 6/4 em um jogo confuso, que no primeiro set contou com apenas três confirmações de saque, duas da letã, no quarto e décimo game e uma de Cirstea, no nono game.
No segundo set, a disputa de quebra e devolve quebra foi parada, a letã abriu vantagem em 3/1 com quebra no terceiro game, viu a romena devolver no sexto, mas voltou a quebrar o saque de Cirstea no sétimo game e administrou a vantagem.
Na semifinal do WTA Premier de Tóquio, Ostapenko reencontra Simona Halep, que está na briga pelo número 1 do mundo, e vem de vitória sólida sobre a russa Daria Kasatkina, 34º, após 1h10 de partida e placar de 6/2 6/1.
Halep, que precisa conquistar o título em Pequim para desbancar a espanhola Garbiñe Muguruza do número 1, vai enfrentar Ostapenko pela segunda vez no circuito profissional.