X

Monteiro batalha na madrugada, mas perde no Rio Open e deixa o top 100

Quinta, 20 de fevereiro 2025 às 02:40:25 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Thiago Monteiro, número 99 do mundo, batalhou por mais de três horas no meio da madrugada desta quinta-feira, mas foi superado pelo jovem taiwanês Chun Hsin Tseng, 125º da ATP, e foi eliminado.



Entre em nosso canal do Whatsapp!

Vindo do torneio qualificatório, Tseng encarou mais um grande confronto no Rio Open e precisou de 3h20min para virar o placar em 6/7 (7/4) 6/3 7/6 (7/4) na quadra central Guga Kuerten. O jogo começou depois das 23h e terminou às 2h37 da madrugada em um dos recordes do torneio.

Esta é a segunda vez na carreira do taiwanês de 23 anos nas quartas de final de um torneio em nível ATP. A primeira vez foi em um ATP foi em 2024 em Umag, na Croácia. O tenista nunca chegou a uma semifinal e busca tal resultado contra o atual campeão do Rio Open, o argentino Sebastian Baez, 31º, que venceu o compatriota Mariano Navone, 46º, com placar de 6/4 1/6 6/3.

Chun Hsin Tseng busca repetir o argentino Mariano Navone, que na edição 2024 do Rio Open saiu do qualificatório e foi à final.

Monteiro, por sua vez, perderá 50 pontos já que defendia 100 da campanha do ano passado com quartas e deixará o top 100.

O jogo

Empurrado pela torcida, Monteiro teve um início de jogo complicado e precisou salvar breakpoint no game inaugural, trabalhando muito com forehand buscando a bola vencedora. Dali, os tenistas confirmaram alguns games de zero, até que muito sólido na devolução, Monteiro pressionou com bolas cruzadas e confirmou quebra de saque em erro de Tseng, que ficou na rede no 6º game. O brasileiro abriu 5/2 e viu o taiwanês salvar dois setpoints no game seguinte. Sacando para a parcial, o brasileiro se deparou com boas devoluções do rival, que chegou ao breakpoint após swing-volley do cearense ficar na rede e confirmou a quebra com belíssima bola vencedora na paralela.

O jogo seguiu equilibrado e foi decidido no tiebreak. Ali, Monteiro saiu sofrendo mini-quebra, virou para 4/2, viu rival encostar, mas manteve a calma e agressivo na devolução conquistou duas mini-quebras para definir o set.Na segunda etapa, Monteiro entrou confiante, arriscando devoluções e conquistou a quebra de saque no game inaugural.

Entretanto, o brasileiro não conseguiu se impor na sequência, mesmo salvando breakpoint, parou em bolas cruzadas e rápidas do taiwanês que devolveu a quebra na sequência. Com tudo igual, Tseng passou a se antecipar no saque e trabalhar com mais top-spin nos saques abertos, a tática deu certo e o brasileiro foi se complicando nas devoluções de saque. No 4º game, o taiwanês buscou trabalhar com bolas altas no forehand do brasileiro, que cometeu o erro, foi quebrado e viu o rival abrir 4/1 e administrar vantagem com muita confiança em seu saque.

No intervalo do set decisivo, Monteiro foi ao vestiário, mas não conseguiu se acalmar por completo e tomou algumas decisões equivocadas tentando ser agressivo. Assim, acabou sofrendo a quebra de saque no 3º game de zero, com excelentes devoluções cruzadas de Tseng. Empurrado pela torcida, o brasileiro encaixou boas devoluções e foi ganhando confiança para chegar a devolução da quebra no 6º game, virando o jogo a seguir para 4 a 3. Ele pressionou no 12º game com 40 iguais, mas deixou bolas mais curtas, assim Tseng ia pra cima e ganhava o ponto. No tie-break decisivo Monteiro começou abaixo, virou para 4 a 3, mas cometeu dois erros bobos no 4 a 4 e Tseng aplicou linda curta para fechar o jogo.

teninews.com.br
br.jooble.org