Thiago Monteiro conversou com jornalistas nesta quinta-feira em Bolonha após ser derrotado pelo holandês Tallon Griekspoor em duelo pela Copa Davis. Monteiro vinha de derrota para o italiano Matteo Arnaldi em uma batalha de 3h40 e exaltou o jovem João Fonseca.
Crédito: Green Filmes/CBT
"Ontem foi um jogo muito longo e difícil contra o [Matteo] Arnaldi e foi um jogo bem jogado por nós dois. Foi um confronto duro ontem, então, tentei preparar da melhor forma possível para o desafio de hoje", iniciou Monteiro ao ser questionado sobre as diferenças das duas derrotas.
"Hoje, o [Tallon] Griekspoor sacou muito, muito bem e eu tive muitas dificuldades de encaixar grandes devoluções. Eu tentei gerenciar meus games de saque da melhor maneira possível, mas ele foi bem agressivo e assertivo nos momentos importantes, mas eu tentei lutar", analisou a derrota desta quinta-feira.
Ao ser questionado sobre as diferenças de Arnaldi e Griekspoor estariam apenas no cansaço do brasileiro, Monteiro destacou que há diferenças e que o italiano é mais rápido em quadra e tem um grande backhand, enquanto o holandês tem um saque fortíssimo e que o cansaço evidente da partida anterior inferiria mesmo que a situação fosse oposta.
O brasileiro ainda contou que gosta de jogar nas condições apresentadas em Bolonha com piso rápido coberto, apesar de ser reconhecido como um jogador de saibro: "Meu calendário para o fim da temporada inclui diversos torneios nessas condições, o problema é que quase todo mundo gosta dessas condições e é sempre difícil bater esses jogadores tops, mas eu sinto que estou evoluindo meu jogo e melhorando para fazer frente".
Ao ser questionado sobre o que espera do futuro de João Fonseca e se estaria surpreso com a vitória dele diante de Botic van de Zandschulp, Monteiro pontuou: "Ele é uma estrela em ascensão, ele joga muito, muito bem. Em todos os torneios ele tem avançado, vencido alguns desde muito jovem. Ele já é muito importante para o time, mesmo tão jovem. Ele aprende as coisas com muita rapidez, ontem ele deve dificuldades e estava cansado, mas tentou reagir no segundo tempo, já hoje ele conseguiu gerenciar melhor o jogo dele e bater um cara que há duas semanas venceu o Alcaraz. se ele se mantiver saudável e jogando desta forma, em breve ele estará entre os melhores. É muito bom ver o desenvolvimento dele e eu tenho incentivar e fico feliz com suas conquistas".