Após a grande vitória de João Fonseca no primeiro jogo contra Botic Van de Zandschulp, 68º, Thiago Monteiro entrou em ação, mas não resistiu a Tallon Griekspoor, 40º, e o Brasil sofreu o empate no confronto da Copa Davis. Crédito: Green Filmes/CBT
O cearense, 76º colocado, caiu diante do rival por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/2) 6/4 após 1h28min de duração na quadra dura e coberta de Bolonha, na Itália.
O confronto ficou empatado em 1 a 1 e será definido nas duplas com Rafael Matos e Marcelo Melo enfrentando Van de Zandschulp e Wesley Koolhof. Melo e Matos vêm de vitória sobre Andrea Vavassori e Simone Bolleli, Matos venceu seus seis jogos de Copa Davis até aqui.
A vitória deixará o Brasil vivo na busca pela vaga nas quartas de final para io último confronto no sábado contra a Bélgica. A derrota pode representar a eliminação na fase de grupos a depender de outros resultado na semana.
O jogo
Monteiro entrou no jogo após a desgastante batalha de quarta-feira em 3h39min contra Matteo Arnaldi na derrota dolorosa por 7/5 6/7 (7/4) 7/6 (7/5) e o jogo teve pontos mais curtos. Thiago salvou chances do rival, set-points no final da primeira parcial, mas foi dominado no tie-break perdendo sem muita resistência. Ele começou até que firme no segundo set, mas tomou boas devoluções e foi quebrado no quinto game, ficando 4 a 2 abaixo. Apesar da luta, Tallon fez bem seu saque fechando o encontro.