X

Os segredos do sucesso de João Fonseca estão no Brasil

Terça, 24 de dezembro 2024 às 11:40:17 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Carlos Omaki - O carioca João Fonseca de 18 anos, acaba de se sagrar campeão do torneio Next Gen ATP Finals. Uma edição do Finals para tenistas até 20 anos. Crédito: Corinne Dubreiul/ATP



Entre em nosso canal do Whatsapp - Acompanhe mais posts de Omaki

O torneio que reuniu os oito melhores tenistas do mundo jovens teve o brasileiro como último classificado para a disputa de 2024.
João foi perfeito em todas as partidas, terminado invicto ao vencer na final o americano Learner Tien, 122º, repetindo a vitória da fase de grupos.

Com o feito João Fonseca se iguala as grandes personalidades do tênis mundial na atualidade, o ex-número 1 do mundo Carlos Alcaraz e o atual número 1, o italiano Jannik Sinner.

Este é apenas mais um feito inédito na história do tênis brasileiro que nunca havia classificado um tenista para o Next Gen ATP Finals, competição que existe desde 2017.
A conquista coloca um brasileiro novamente nas manchetes de todos os veículos de comunicação sobre tênis do mundo.

Na qualidade de treinador de categorias de base do Brasil , vou tentar trazer para você leitor, alguns dados que mostrem que todo o sucesso que vem sendo conquistado por Fonseca e seu time é fruto de muito trabalho, dedicação e um grande esforço coletivo.

O caminho trilhado por João Fonseca é uma verdadeira pintura de esperança e motivação para jovens tenistas brasileiros em formação, seus técnicos e familiares.
Um caminho assertivo com desenvolvimento em tempo perfeito, bem longe da genialidade aos 10 ou 12 anos de idade buscada por nossa cultura esportiva e que nunca produziu resultados verdadeiros.
A exemplo dos nossos maiores ídolos Guga Kuerten e Thomaz Bellucci, Fonseca não era nenhum fenômeno aos 10 anos e exatamente como os dois maiores da nossa história iniciou sua escalada por grandes resultados a partir dos 15 anos.
Outro exemplo é que todos tiveram um apoio incondicional de suas famílias, treinavam em estruturas “enxutas” e tiveram treinadores jovens e dedicados, mesmo não sendo os mais experientes no momento de suas formações.
O melhor de tudo ainda é que João Fonseca, a exemplo também de Guga e Bellucci, é totalmente “Made in Brasil”.
Nunca treinou em grandes academias do exterior e não teve treinadores estrangeiros, outro achismo ou mito defendido por muitos no Brasil, mesmo sem nenhuma amostragem real significativa.
Outro caminho interessante de João Fonseca é o “nascimento” para o tênis em um clube e a migração para uma academia.
Tendo sua formação básica no Country Club do Rio de Janeiro e migrando posteriormente para a YES Tennis, uma academia de tênis criada dentro de um clube, visando atender todas as necessidades de atletas de alto rendimento em formação.

Uma das grandes alavancas para o desenvolvimento de João Fonseca, foi um amigo da família que assumiu a direção do projeto, ainda dentro do clube, mostrando a importância de um diretor de tênis idealista e dedicado à frente dos clubes.
Bruno Bonjean, ex-tenista e grande empresário , assumiu a diretoria de tênis do Country, montou uma equipe profissional dentro do clube e posteriormente montou a Yes Tennis, uma academia, apesar de estar dentro de um clube, um pequeno centro de treinamento com todas às necessidades básicas para um atleta de alto rendimento.
Bonjean garante que a estrutura não foi feita para João Fonseca, mas para a formação de muitos jovens tenistas do Rio de Janeiro e já demonstra bons olhos para outro pequeno gladiador das quadras de tênis, o jovem Bernardo Carvalho, hoje com 15 anos.

Agora cabe a nós brasileiros torcer muito pelo João, pelo tênis do Brasil, pela Bia Haddad Maia, pela Luisa Stefani, Laura Pigossi e entender que o Brasil é um grande candidato a se tornar um centro de treinamento mundial e pode começar a trazer o mundo para as nossas quadras.
Temos hoje a geração pós-Guga em quadra.
A geração que realmente pode acreditar que será número 1 do mundo.
Viva o João, viva o tênis, viva o Brasil!!!
Feliz Natal!

Sobre Carlos Omaki

Carlos Omaki é treinador de tênis há 40 anos. Uma das referências do tênis nacional, dono de duas premiações como Melhor Técnico das categorias de base do Tênis brasileiro, é proprietário da COT (Carlos Omaki Treinamento) tendo equipes na Academia Paulistana de Tênis, Club Athletico Paulistano e Tênis Club Paulista e com seu staff de treinadores cuida de cerca de 800 atletas na cidade de São Paulo.

 

Instagram: @carlosomaki 

teninews.com.br
br.jooble.org