A romena ex-número 1, Simona Halep, utilizou sua conta no Instagram para publicar uma frase que tem sido apontada como indireta para as autoridades do tênis , após o caso de não punição por doping do italiano Jannik Sinner ganhar repercussão.
Halep compartilhou uma frase creditada ao dramaturgo, historiador e ex-primeiro ministro da Romênia, Nicolae Iorga.
"Quem lhe faz uma injustiça não fica com uma dívida para com você, mas com uma pedra para si mesmo", diz a citação.
A tenista enfrentou uma longa batalha judicial contra a Agência de Integridade do Tênis (ITIA), após testar positivo para Roxadustat durante a disputa do US Open 2022. A tenista foi suspensa provisoriamente, mesmo após ser testada novamente três dias depois de seu positivo e estar negativada. A suspensão provisória de Halep durou 1 ano e ela foi julgada, após três adiamentos, em setembro de 2023.
No julgamento comandado por um tribunal independente e administrado Agência de Integridade do Tênis (ITIA), foi adicionado ao caso da romena violações no passaporte biológico, apontado pela defesa da tenista como equívocos de preenchimento.
Ali, a tenista foi punida com a pena máxima de violação do Programa Antidoping do Tênis (TDAP) em 4 anos. Inconformada, Halep recorreu da decisão à Corte Arbitral do Esporte (CAS) maior instância jurídica do esporte e em março deste ano teve sua pena reduzida de quatro anos para nove meses. A decisão do CAS foi tomada em março deste ano.
Jannik Sinner, por sua vez, foi inocentado de qualquer punição por um mesmo tribunal independente da ITIA. O tenista testou positivo para um esteroide em duas oportunidades em um espaço de 8 dias durante a disputa de Indian Wells. A defesa do tenista argumentou e apresentou a defesa de que a presença da substância em baixas quantidades se deu por contaminação involuntária. O tribunal acatou a defesa e considerou que não houve negligência ou intensão de Sinner o inocentando.