A cazaque Elena Rybakina, 4ª da WTA, é a primeira baixa da Olimpíada após o sorteio das disputas do tênis. A tenista passou as últimas semanas com uma lesão na região lombar e adquiriu outro problema nos últimos dias.
Com a desistência da cazaque, a francesa Caroline Garcia foi alçada a cabeça de chave e assumiu a posição de Rybakina para estear contra a romena Jaqueline Cristian. Já a vaga aberta pela desistência da cazaque será preenchida pela primeira alternate, a australiana Daria Saville.
Saville entra na chave na posição original de Garcia e estreia contra sétima favorita, a chinesa Qinwen Zheng.
A desistência de Rybakina também altera a chave de duplas mistas. A tenista jogaria ao lado de Alexander Bublik e sua desistência abriu espaço para os primeiros alternates, os argentinos Maximo Gonzalez e Nadia Podoroska.
Assim, a dupla mista brasileira Luisa Stefani e Thiago Wild estão a uma desistência da chave Olímpica.
Rybakina explicou sua ausência: "É difícil para mim dizer isso, mas infelizmente não poderei participar das Olimpíadas de Paris. Depois do torneio de Wimbledon, adoeci com bronquite aguda e, apesar das tentativas de voltar aos treinos, meu corpo ainda não se recuperou. Os médicos me proibiram de entrar na quadra. Lamento muito não poder justificar suas esperanças e competir pela nossa equipe nas Olimpíadas de Paris. Estive tão perto de uma medalha em Tóquio e preparei-me cuidadosamente para os Jogos de Paris para ganhar o ouro para o Cazaquistão. Infelizmente, a doença impediu que esses planos se concretizassem. Desejo a todos os atletas cazaques boa sorte e sucesso em Paris. Vou torcer por todos os nossos atletas e acreditar que eles conseguirão representar dignamente o nosso país nas Olimpíadas. Alga, Cazaquistão!"