Aos 17 anos, a jovem russa Mirra Andreeva, 38ª da WTA, surpreendeu a bielorrussa Aryna Sabalenka, vice-líder da WTA, e está na semifinal de Roland Garros, sua primeira da carreira. A ida à semifinal fez com que Andreeva repetisse feito da suíça Martina Hingis.
Trabalhando com seu jogo agressivo e firme de linha de base, Andreeva resistiu por 2h29 e fechou o placar em 6/7 (5-7) 6/4 6/4 tendo convertido quatro aces a três, sete duplas-faltas a seis da bielorrussa, que cometeu 40 erros não-forçados a 26 da russa, que disparou 43 bolas vencedoras a 40 de Sabalenka.
A partida foi marcada por muita oscilação das duas tenistas e por muitos erros por parte da segunda melhor tenista da atualidade. Na primeira etapa, Sabalenka e Andreeva trocaram quebras ente o 2º e o 5º game. A russa abriu 5/3 após quebra crucial no 7º game, mas vacilou sacando para o set, tomou a devolução da quebra no 10º game e viu Sabalenka levar a disputa para o tiebreak, onde bons saques fizeram a diferença.
Apesar do set de vantagem, Sabalenka seguiu oscilando em quadra, tocou quebras dos dois primeiros games da etapa seguinte e novamente entre o 6º e 7º games. Andreeva defendeu-se bem e conquistou quebra para empatar a partida no 10º game.
No set decisivo, Andreeva foi quebrada de zero no 5º game, mas não deixou de lutar devolveu a quebra na sequência e insistiu para fechar o jogo com nova quebra.
Com a ida à semifinal, a russa é a mais jovem a fazer semifinal em Paris desde a suíça Martina Hingis, que em 1997, aos 16 anos e 9 meses, fez semifinal em Roland Garros.
A campanha em Paris ainda catapulta a jovem, que ao menos figurará como 23ª do mundo na próxima segunda-feira, seu melhor ranking da carreira.
Em busca de final inédita, Andreeva faz duelo de semifinalistas inéditas em Slam contra a italiana Jasmine Paolini, 15ª, que venceu a cazaque Elena Rybakina, 4ª da WTA.
FOTO: ©Corinne Dubreuil / FFT