O brasileiro Thiago Monteiro, 119º do mundo, frustrou a torcida em Helsinborg, na Suécia, confirmou o favoritismo diante do sueco Karl Friberg, 364º, e colocou o Brasil à frente na disputa do qualificatório da fase de grupos das finais da Copa Davis.
Monteiro batalhou por 1h50 para fecha o placar em 6/3 7/6 (7-5) tendo convertido nove aces a sete de FribeRg, que cometeu 23 erros não-forçados a 14 do brasileiro, que disparou 15 bolas vencedoras a 13 de Frieberg.
Na sequência da eliminatória, o jovem Gustavo Heide faz sua estreia oficial na Copa Davis profissional e encara o número 1 sueco Elias Ymer, 160º, para tentar ampliar a vantagem brasileira. Ele já jogou uma partida diante da China, no ano passado, mas o duelo em Florianópolis já estava definido e o jogo terminou com apenas três games e retirada do opnente.
O confronto vale vaga nas finais de setembro, que é considerada a elite do tênis.
"Muito feliz, jogo bem duro como já esperava , muita luta, entrega e usando energia de todo o time que apoia os jogadores. Vamos buscar recuperar rápido e torcer para o Gustavo Heide buscar nosso segundo ponto", disse Monteiro após a partida.
O jogo
Em sua 13ª convocação para repesentar o país na Davis, Monteiro entrou trabalhando muito firme como forehand e abriu com certa tranquilidade 3/0 com quebra no 2º game ao trabalhar com bolas cruzadas na devolução. Do 4º game em diante, Frieberg tentou apresentar alguma resistência, tentou empurrar o brasileiro na linha de base, que cometeu alguns erros, mão não o desestabilizou. Assim, o cearense seguiu sólido no saque e foi administrando.
Na segunda etapa, após um primeiro game de pontos longos, Frieberg tentou equilbrar ainda mais a disputa, mas Monteiro foi confirmando com mais solidez. Entre o 5º e 6º games, os tenistas trocaram quebras, com o brasileiro resistindo por três beakpoints, mas a partida seguiu equilibrada. No 12º game, Monteiro lutou, salvou quatro setpoints e forçou o tiebreak. Nele, trabalhando bem com devolução na paralela fechou a partida com mini-quebra.