Vice-campeão do Next Gen ATP Finals, o francês Arthur Fils (36º) reclamou bastante de longas pausas entre os sets proporcionadas por seu rival Hamad Medojevic (110º) na final do torneio.
Na derrota para o sérvio, se destacam grandes interrupções entre o primeiro e o segundo set, e entre o quarto e o quinto. “Paramos cerca de oito ou dez minutos entre o primeiro e o segundo set, e depois entre o quarto e o quinto. Assim são as coisas. Quando ele voltou para a quadra, estava melhor. Não sei se queria quebrar o meu ritmo ou voltar ao jogo. Pode não ser contra mim e não tenho problema com isso, mas a regra é muito ruim.”
Fils acredita que essas pausas nada tem a ver com o torneio, inovador sempre que pode, como por exemplo, na contagem dos sets que vão só até quatro.“Se você quiser que as coisas aconteçam mais rápido, não há necessidade de intervalos de 10 minutos entre os sets. São as regras, por isso temos que aturar isso."
Essas interrupções, para Fils, o atrapalharam em termos de desempenho: “Perdi um pouco o ritmo, depois de dois tie-breaks intensos, não é fácil voltar para jogar o próximo ponto dez minutos depois. Acho que isso foi algo que o ajudou. Ele não fez isso necessariamente para me prejudicar, afinal, está dentro das regras."
Fils ainda comentou seus planos para o final deste ano, que envolvem treinar alguns dias com o espanhol Rafael Nadal (663º): “Vou para o Kuwait neste domingo. Treino a semana toda com sparrings e o Rafa chega na sexta-feira, dia 8. A partir daí treinamos juntos. Vou continuar com minha preparação.”