O tenista espanhol Carlos Alcaraz, número três do mundo, parece não estar muito satisfeito com seu material e vem testando mudanças na raquete em sua pré-temporada realizada em Murcia, na Espanha.
Leia Mais:
Alcaraz já sabe primeiros rivais na Austrália para 2025
Entre em nosso canal do Whatsapp - Entre em nosso Bluesky
O atual campeão de Roland Garros e Wimbledon, com Juan Carlos Ferrero sempre a reboque, busca algumas melhorias para fazer, neste caso a intenção é aumentar a potência de seus golpes. Segundo noticiou o portal espanhol Relevo , a fabricante Babolat , com o qual Carlitos mantém uma parceria de dez anos, enviou ao murciano uma série de raquetes para testar a fim de encontrar a certa. Na realidade o instrumento é sempre o mesmo, o Pure Aero 98, mas, como é habitual nestes casos, a empresa francesa acrescentou tiras de chumbo para aumentar o peso conforme solicitado pelo ibérico.
Normalmente o peso extra é colocado na estrutura da raquete, dependendo de onde é adicionado altera o seu equilíbrio. Se for colocado na ponta da raquete, a potência será intensificada em detrimento, porém, do controle que você poderá ter sobre ela. Um estudo de caso, bem explicado por Xavi Segura , afinador histórico da seleção espanhola, através de uma semelhança prática: "A raquete é como um martelo . É agarrado pelo lado que pesa menos e todo o peso fica na ponta. Por isso, com pouco esforço podemos colocar um prego. Mas com todo o peso na ponta não temos muito controle e às vezes acertamos o dedo. Se segurarmos ao contrário do habitual e portanto do lado do peso, teremos mais controle e acertaremos sempre na unha e nunca no dedo. No entanto, teremos que nos esforçar mais para acertar."
A decisão de aumentar o peso da raquete também foi tomada no passado por um de seus ilustres compatriotas: o já aposentado Rafa Nadal decidiu no final de 2016 colocar mais peso na ponta da raquete para aumentar a potência de seus golpes.