O ex-tenista italiano, Paolo Bertolucci de 72 anos, criticou duramente os tenistas do atual circuito e classificou como "vergonhosa" a falta de posição dos atletas, que em suas palavras, deixaram o jovem italiano Jannik Sinner "sozinho".
Nesta quarta-feira, o italiano Jannik Sinner precisou entrar em quadra na sua estreia pelo Masters de Paris-Bercy às 0h do horário local contra o estadunidense Mackenzie McDonald. O duelo entre os dois passou das 2h e terminou com uma virada em 6/7 7/5 6/1 por parte do italiano, que deixou à quadra oficialmente às 2h37 da madrugada no horário local.
Sinner deixou a quadra ciente de que enfrentaria já nesta quinta-feira o australiano Alex de Minaur, por volta das 16h/17h no horário local, o que lhe dava pouco mais de 14h de recuperação física. No fim da manhã de hoje, pelo horário de Paris, Sinner identificou uma fadiga muscular e já classificado ao ATP Finals de Turim, na Itália, optou por abandonar a partida antes mesmo de entrar em casa.
O silêncio sobre o caso de todos os atletas que já jogaram nesta quinta no torneio e venceram, o búlgaro Grigor Dimitrov, o grego Stefanos Tsitsipas, o polonês Hubert Hurkacz e os russos Karen Khachanov e Andrey Rublev, incomodou o veterano ex-tenista italiano Paolo Bertolucci.
"Como membro fundador da ATP considero vergonhoso que os jogadores deixem um colega sozinho e não se exponham coletivamente aos estragos dos horários a que estão sujeitos", escreveu ele em sua conta na X.
Ex-top 12 da ATp, Bertolucci foi uma dos atletas que ajudou a fundar a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), feito do qual se orgulha e sempre comenta. Sua carreira teve o ponto alto na década de 1970 em que conquistou seus seis títulos em nível ATP e fez sua melhor campanha em Grand Slams, com quartas de final alcançadas em Roland Garros 1973.
Paolo Bertolucci é o principal comentarista de tênis da TV italiana e titular da SKY Sports local.
Bertolucci foi alertado por seus seguidores de que o norueguês Casper Ruud reclamou publicamente da ATP.
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="it" dir="ltr">Da membro fondatore dell’ATP trovo vergognoso che i giocatori lascino da solo un collega e non si espongano collettivamente contro lo scempio degli orari cui sono sottoposti.</p>— paolo bertolucci (@paolobertolucci) <a href="https://twitter.com/paolobertolucci/status/1720139908583494105?ref_src=twsrc%5Etfw">November 2, 2023</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>