O pesidente da Federação de Tênis de Kosovo, Jeton Hadergjonaj, voltou a se ponunciar a respeito dosérvio Novak Djokovic, que após vencer na estreia de Roland Garros, escreveu na câmera: "Kosovo é o coração da Sérvia, parem com a violência".
"Para uma figura pública como ele, neste tipo de torneio, passar uma mensagem como esta não serve. Um mês atrás, em um jogo de basquete, o público gritou 'Kosovo é a Sérvia'; ele não estava gritando, mas fazendo gestos com a mão que o sustentava. Temos que reagir. Amanhã enviaremos um pedido oficial para que Djokovic seja sancionado, para que ele receba uma multa. Solicitaremos à ATP, ITF e à Federação Francesa de Tênis.", declarou Hadergjonaj.
Kosovo é um país independente autodeclarado e mantido em partes assim por acordos internacionais, poém, para o governo central da Sérvia o país é parte de seu território. Desta maneira, Belgrado tenta manter a ocupação militar do teritóio kosovar, enquanto forças de segurança da OTAN (Tratado do Atlântico Nort) estão no país em busca da manutenção da paz.
Na última segunda-feira, 30 destes soldados da OTAN ficaram feridos em enfentamentos com sérvios que vivem em Kosovo e que protestavam contra a posse de prefeitos eleitos em cidades kosovares. O centro do confronto foi a cidade de Zvecan, cidade natal do pai de Djokovic.
Os sérvios, que são um total de 8% das pessoas que vivem em Kosovo, boicotaram as eleições regionais e agoram não aceitam que pefeitos eleitos de etnia albanesa assumamas cidades ao norte do país.