X

Cecília Costa vence batalha e avança no Recife

Terça, 23 de maio 2023 às 21:57:43 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Única pernambucana na chave principal, Cecília Costa lidou muito bem como centro das atenções nesta terça-feira e avançou às oitavas de final na etapa de Recife da Copa Feminina de Tênis.



Além da tenista de 17 anos, a paulista Júlia Konishi também passou sem problemas pela primeira rodada. O evento da série W15 distribui US$ 15 mil (R$ 75 mil na cotação atual) em prêmios e pontos para o ranking mundial. O Santander é o patrocinador oficial da competição.

Jogando com a quadra central lotada do Recife Tênis Clube, a recifense Cecília Costa, 1647ª do ranking, aproveitou a torcida da família e mostrou ótima forma de quem vem de ótima campanha na etapa de Curitiba. Só que o triunfo veio mais dramático do que a encomenda contra a argentina Martina Roldan Santander, 1161ª do mundo.

Em 2h16, Cecília fez 7/6(4) e 7/6(5) em uma partida de altos e baixos. No 1º set, a pernambucana chegou a abrir 5/1, porém a rival reagiu e levou a disputa para o tiebreak, em que foi a tenista recifense mais precisa no detalhe.

Na 2ª parcial, Cecília precisou reverter desvantagem de 2/5 com a ajuda da torcida, que fez muito barulho na quadra central e desconcertou Santander. No tiebreak, a brasileira teve sangue frio e finalizou o duelo no seu primeiro match point.

“Eu comecei muito bem, abri 5/1, mas tive muita pressa para fechar e daí abaixei a intensidade. Ao mesmo tempo, ela aproveitou a oportunidade, mas no tiebreak eu consegui ser mais intensa. No 2º, tive muita força mental. Fazia muito tempo que não sentia tanto calor como aqui. Mas felizmente deu tudo certo no fim", comemorou aliviada a jogadora, que terminou a partida com cãibras. 

Com a família por perto pela 1ª vez assistindo a Cecília em um evento profissional em Recife, Cecília classificou a sensação com indescritível. "Fazia muito tempo que não tinha tanta gente torcendo por mim, foi maravilhosa a sensação. Era como se eu tivesse alguém me segurando nos momentos difíceis. A torcida foi essencial demais para mim e também para desestabilizar a minha adversária", completou a pernambucana.  

Por vaga nas quartas de final, Cecília encara a vencedora do confronto entre a norte-americana Sabastiani Leon, cabeça 3 e 854ª do ranking, e a paulista Catarina Melleiro, 1139ª do mundo. Ainda nesta terça, Júlia Konishi, 2ª favorita, estreou com ótima vitória frente à conterrânea Helena Bueno por 6/0 e 6/4, em exatas 1h de partida.

“Atuei muito bem hoje, consegui acertar praticamente tudo o que tinha em mente. No 2º set, ela deu uma crescida no jogo e eu acabei dando uma bobeada, mas, em geral, gostei do que mostrei em quadra. Na semana passada, estava gripada em Curitiba e felizmente consegui me adaptar às condições aqui em Recife”, analisou a 774ª do ranking.

Na próxima quinta-feira (25), Konishi volta à quadra para desafiar a norte-americana Tara Malik, 1290ª, que passou pela argentina Rocio Daniela Merlo por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3.

No qualifying, cinco brasileiras avançaram à chave principal em Recife: Nicolly Ferreira, Bianca Bernardes, Mariana Gomes Sorrilho, Paola Dalmonico e Beatriz Guerra. Natural de Natal, Beatriz, de 16 anos, é a segunda representante do Nordeste na chave principal e enfrenta a paraguaia Ana Paula De Los Ríos na rodada noturna da quadra central nesta quarta (24), a partir das 18h (horário de Brasília).

No 3º dia de competições no Recife Tênis Clube, os jogos começam às 10h30. Na quadra central, a curitibana Geórgia Gulin, 920ª do ranking e 4ª favorita, faz sua estreia contra a compatriota Maria Carolina Turchetto, 1290ª, na partida que abre a programação.

Campeã na semana passada em Curitiba, a argentina Jazmin Ortenzi, 657ª do ranking e principal favorita em Recife, desafia a gaúcha Pietra Rivoli, de 15 anos. O duelo começa por volta das 12h30 na quadra 1.

Todas as partidas têm entrada gratuita ao público no Recife Tênis Clube até o próximo domingo (28). A TV Kobertura está transmitindo os jogos da quadra central na íntegra através do site https://www.tvkobertura.com/.

Veja os resultados desta 3ª feira no Ano III – Copa Feminina de Tênis – Etapa de Recife:

Qualifying – Rodada final
Alessandra Cáceres (CHI) d. Giovanna Ferreira (BRA), 1/6, 6/2 e 10-7
Bianca Bernardes (BRA) d. Juliana Rodriguez (URU), 4/6, 6/3 e 10-4
Amanda Carolina Nava Elkin (MEX) d. Alice Ghiraldi (BRA), 6/0 e 6/1
Paola Dalmonico (BRA) d. Marina Adati (BRA), 6/4 e 6/2
Mariana Gomes Sorrilho (BRA) d. Manuela Dejean (BRA), 6/3, 5/7 e 10-6
Beatriz Guerra (BRA) d. Júlia Bordignon (BRA), 6/0 e 6/0

Simples – 1ª rodada
Cecilia Costa (BRA) d. Martina Roldan Santander (ARG), 7/6(4) e 7/6(5)
Júlia Konishi (BRA) [2] d. Helena Bueno (BRA), 6/0 e 6/4
Emma Van Poppel (NED) d. Carolina Bohrer Martins (BRA), 6/4 e
Demi Tran (NED) [8] d. Letícia Garcia Vidal (BRA), 6/3, 4/6 e 6/1
Paloma Goldsmith Weinreich (CHI) d. Maria Victória Marchesini (ARG) [5], 6/2 e 6/4
Tara Malik (USA) d. Rocio Daniela Merlo (ARG), 6/2 e 6/3

teninews.com.br
br.jooble.org