Nesta segunda-feira (15), tem início a etapa de Curitiba do Ano III - Copa Feminina de Tênis com a disputa da fase classificatória.
No total, 32 jogadores começam sua luta para para ingressar na chave principal do evento W15, realizado nas quadras de saibro do Graciosa Country Club. O Santander é patrocinador oficial da competição que distribui US$ 15 mil (R$ 74 mil na cotação atual) em prêmios, além de pontos para o ranking mundial.
Os jogos da fase qualificatória têm início nesta segunda, a partir das 10h (horário de Brasília), com entrada gratuita ao público no Graciosa, que sedia a competição pelo terceiro ano seguido. A chave de 32 atletas é reservada para o grupo que não possui ranking suficiente para ingressar na chave principal. São necessárias duas vitórias para cada jogadora avançar ao quadro – oito qualifiers serão conhecidas na próxima terça-feira (16).
Na edição do ano passado, três brasileiras conseguiram a proeza de furar o qualifying. Em 2023, a chance aumenta consideravelmente, pois a chave classificatória terá a presença de 23 representantes, com destaque para a curitibana Isabelle Karam e a pernambucana Cecília Costa, que disputaram a chave principal em 2022 no Graciosa.
Cabeça 10, Cecília estreia contra a compatriota Manuela Dejean. Se vencer, a atual 1200ª do ranking da WTA encara a vencedora do jogo entre as brasileiras Nicole Serraglio, 960ª e 8ª favorita, ou a jovem wild card Alice Ghiraldi, de apenas 14 anos e que participa de seu primeiro evento no circuito profissional.
Por sua vez, Isabelle Karam, cabeça 15, encara a paraguaia Susan Doldan, outra que disputou a edição de 2022 da Copa Feminina em Curitiba.
A paraguaia Ana Paula Neffa De Los Rios, 1225ª do ranking, é a cabeça de chave 1 e faz seu primeiro jogo contra a local Luíza Eidelvein. A 2ª favorita é a argentina Luciana Blatter, 1331ª do mundo, que estreia contra a brasileira Suzana Faucz.
Quinta pré-classificada, Letícia Garcia Vidal faz seu primeiro jogo contra a compatriota Julia Machado. Já Bianca Bernardes, cabeça 9, faz o tira-teima contra a conterrânea Isabeli Andreola.
A chave principal começa nesta terça-feira, logo após as partidas decisivas do qualifying. O Brasil já tem garantidas sete representantes, com destaque para a paulista Ana Candiotto, 727ª do ranking da WTA e segunda pré-classificada em Curitiba.
A "Armada" brasileira também está representada pela curitibana Geórgia Gulin, as paulistas Júlia Konishi e Catarina Melleiro, a carioca Rebeca Pereira, a brasiliense Maria Luísa Oliveira e a catarinense Maria Carolina Ferreira Turchetto. Elas aguardam o sorteio da chave, programado para a tarde desta segunda.
A entrada é gratuita para o público no Graciosa Country Club em todos os dias do evento.