Novak Djokovic admitiu o cansaço físico provocado pela batalha de 3h11min contra o russo Daniil Medvedev nesta sexta-feira pela terceira rodada da fase de grupos do ATP World Finals, torneio com os oito melhores do ano.
Ele marcou 6/3 6/7 (7/5) 7/6 (7/2). Nole viu o russo sacar para o jogo com 5 a 4, mas conseguiu a vitória: “Não tive nenhum tipo de desconforto, só estava muito cansado da dura batalha que estava tendo. Não tive nenhuma doença ou algo do tipo. Sempre tive um dia de folga entre os jogos, então hoje vim descansado. Não, não foi uma partida fácil. Eu estava um pouco nervoso e tenso antes da partida por jogar contra um dos melhores jogadores do mundo. Medvedev sempre quer vencer, mesmo sabendo que não tinha chance de chegar às semis. Enquanto nos enfrentarmos, teremos uma batalha difícil. Ele queria terminar a temporada com uma vitória e, por outro lado, eu não queria perder para ele. Nesta fase da minha carreira, todos os jogos como este são uma oportunidade de ouro para vencer um dos melhores jogadores do circuito sem pensar no que vem amanhã".
Nole descreveu o pensamento com Djokovic sacando para a vitória: "Eu vi o último game dele e sabia que ele ficaria um pouco nervoso. É muito difícil para ele perder os três jogos por 7 a 6 no terceiro. Medvedev é um grande campeão. Tenho um respeito enorme por ele. Ele entrou em uma fase do jogo que no final do segundo e início do terceiro set em que simplesmente não faltou uma bola do fundo da quadra. Precisei mudar algumas coisas, encurtar um pouco mais os pontos. Eu me antecipei, li seu saque muito bem. Acertei muitos primeiros saques e joguei um pouco mais ofensivo para a devolução. No tie-break cometi menos erros do que ele e é por isso Eu consegui a vitória".
Nole comentou se há limites para os tenistas: "Não acho que haja um limite. Está realmente na sua cabeça. É tudo uma questão de perspectiva e foco de como você vê as coisas no momento. Claro, quando você está passando por dificuldades físicas, isso afeta seu jogo e no aspecto mental. O adversário gosta de te ver para baixo e está tentando de todas as formas sair na frente na luta. Não existe poção secreta ou caminho para o sucesso. Acho importante estar sempre com a mente aberta, ouvidos abertos e aprenda com cada experiência na esperança de poder usar certas lições no futuro. Claro, existem maneiras diferentes de fazer isso. Somos todos diferentes. Alguns usam alguns exercícios mentais e outras coisas. Outros usam mensagens subconscientes ou fazem certas tipos de coisas para se concentrar. Há também a opção de ter uma equipe, uma pessoa ou um objeto que te faça encontrar o caminho. Cinco minutos podem custar um jogo inteiro, ou até menos. Por isso o esporte é lindo. Só tens de aprender constantemente, sinto que exiges o máximo de dedicação de ti, porque senão haverá sempre jogadores que te vão ultrapassar. Quando digo "trabalho", não quero dizer apenas físico, mas todas as coisas sobre as quais falamos antes.