Holger Rune, de 19 anos, 18º do mundo, comemorou sua primeira final de Masters 1000 na carreira após bater o canadense Felix Aliassime, oitavo colocado, por 6/4 6/2 na semifinal em Paris, na França.
“Uma final é uma final, você está sempre mais nervoso porque está muito perto de ganhar o torneio. Vou tentar mostrar meu tênis porque é isso que pode me aproximar do título amanhã, tentarei encará-lo como apenas mais uma partida”, disse Holger, que disputará a final contra o sérvio Novak Djokovic.
“Sinto-me muito bem, hoje foi um grande jogo. Concentrei-me no meu plano de jogo do início ao fim, estava tentando ganhar todos os pontos, embora Felix sempre force muito com seu saque e seu primeiro forehand, tive que tentar evitá-lo.”
Rune destacou a força do trabalho mental que vem fazendo nos últimos meses: "Eu apenas tento ficar muito focado e calmo em quadra, focar no jogo, não pensar muito em como meu oponente joga e coisas assim. Conheço quase todos os jogadores do circuito, então é sobre como criar o máximo de pressão possível no meu oponente. Foi o que tentei fazer ontem e hoje. Eu sei que se eu der a eles a iniciativa eles vão me colocar sob pressão e provavelmente vencerão. Tenho que ser o primeiro a jogar de forma agressiva”, explicou Rune à mídia.
“Tudo pode melhorar com o tempo. Estou tentando fazer 1% melhor a cada dia para fazer as coisas, não importa se é o aquecimento. As pequenas coisas são o que fazem a diferença. Perdi para Felix na semana passada em dois sets e agora o venci em dois. Aprendi muito com essa derrota para fazer as coisas de forma diferente hoje. Na questão mental, eu trabalho tanto quanto no saque. Faz parte da jornada, então estou super feliz por poder continuar melhorando tudo relacionado ao meu tênis.”