O ucraniano ex-top 10, Alexandr Dolgopolov, segue firme na luta armada em defesa das fronteiras da Ucrânia contra a invasão e conflito armado iniciada pela Rússia em fevereiro deste ano. Nas redes sociais, Dolgopolov fez um desabafo.
"A Rússia anunciou uma mobilização, pela terceira vez na história. As pessoas que não tinham conhecimento de guerra, tiveram tempo suficiente para recebê-lo. Não me perdoaria se eu não me juntasse e participasse desse momento histórico", escreveu ele nas redes sociais.
Dolgopolov faz parte do exército da Ucrânia e no momento está no 'fronte', sem divulgar sua localização. O tenista chegou a sair da Ucrânia para proteger a mãe e a irmã diante dos rumores de invasão em janeiro deste ano, mas organizou-se com apoio de amigos estrangeiros e doações destes e de fãs do mundo todo para comprar equipamentos para o enfrentamento. Ainda em fevereiro deste ano, Dolgopolov chegou à Kiev com equipamentos de segurança para o treinamento de emergência e desde então não deixou o campo de batalha.
O ex-tenista termina sua publicação nas redes pedindo apoio internacional: "A todos os nossos amigos internacionais, por favor, continuem a ajudar, precisamos disso. Viva a Ucrânia".
russia announced mobilization, third time in history. People who had no knowledge in war had enough time, to receive it.
— Alex Dolgopolov (@TheDolgo) October 5, 2022
Wont forgive my self if I don’t join and attend this historic moment. All our international friends, please continue to help, we need it🙏🏻
Slava Ukraine🫡 🇺🇦 pic.twitter.com/CGdmdmgjGk