O cearense número 1 do Brasil e 110º da ATP, Thiago Monteiro, venceu com certa tranquilidade na estreia do qualificatório do ATP 250 de Munique, na Alemanha, o cazaque Mikhail Kukushkin, 167º, e segue firme em busca de vaga na chave principal do torneio.
Monteiro precisou de 1h12 para fechar o placar em 6/3 6/4 tendo convertido dois aces contra três de Kukushkin, que venceu 64% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 79% de aproveitamento do brasileiro.
Vindo de boa campanha em Belgrado, onde fez quartas de final, Monteiro abriu rapidamente 4/1 no placar com quebra no 4º game e administrou a vantagem. Sem ter o saque ameaçado no primeiro set, o brasileiro saiu quebrado na segunda etapa, quando Kukushkin fez 3/0 com quebra no 2º game, mas viu Thiago reagir e vencer cinco games em sequência virando a parcial para 5/0, com quebras nos 5º e 7º game e administrou.
Monteiro encara na final do quali do torneio alemão, o bielorrusso Egor Gerasimov, 155º, que bateu o argentino Francisco Cerundolo, 48º, em7/6 (8-6) 6/1.
Este será o primeiro confronto entre Gerasimov e Thiago Monteiro no circuito profissional.