Illya Marchenko, nº 1 da Ucrânia e 217º do mundo, publicou um vídeo em seu canal do Youtube em que faz um resumo da situação da equipe, que encara a equipe de Barbados pela Copa Davis sem a presença de seu capitão em razão da guerra.
Leia mais
Stakhovsky publica foto com fuzil: 'Não devemos nos render'
Yastremska bate italiana e faz semi em Lyon uma semana após fugir da Ucrânia
Inspirada em bandeira ucraniana, Svitolina vai às quartas em Monterrey
Marchenko tem há pouco mais de 3 anos um canal no Youtube, ao qual se dedica a fazer vídeos sobre a vida no circuito profissional, treinamentos e muito conteúdo de humor envolvendo tênis. Com mais de 4 mil inscritos, o canal tem mais de 215 mil visulaizações.
Entretanto, nesta semana, Marchenko optou por usar sua plataforma para falar do drama que seu país vem sofrendo desde a invasão por tropas russas em 24 de fevereiro.
No vídeo, Marchenko conta que a guerra não começa na data da invasão: "Pra mim, pessoalmente, a guerra começa antes. Há 8 anos, soldados russos, vestindo uniformes sem identificação, pisaram e conquistaram terrenos na Crimeia, Lugansk e na minha cidade natal em Donestk. Eu tive de deixar a Ucrânia em 2014, por causa... é uma longa história. De qualquer forma, hoje o vídeo não é sobre mim".
Illya Marchenko mora na vizinha Eslováquia, mas não identifica oficialmente a cidade, onde treina sob comando do ex-tenista eslovaco Filip Havaj.
O tenista segue contando que nesta semana a Ucrânia tem um confronto com a equipe de Barbados válida pelas playoffs do Grupo Mundial I e pontua que era um confronto para ser "realizado em casa", mas que por "razões óbvias de segurança" está sendo sediado em Antalya, na Turquia.
"Por sorte, durante a invasão nossos jogadores estavam fora, mas nosso capitão, Andrei Medvedev, o treinador Mikhail Filima e o fisioterapeuta Denis Yurenkov estão na Ucrânia. Assim como nosso antigo líder, Sergiy Stakhovsky e nossos familiares", segue Marchenko.
O capitão ucraniano é um velho conhecido do público brasileiro, enquanto tenista, ele foi responsável por parar a campanha de ouro de Fernando Meligeni em Roland Garros 1999 na semifinal e perdeu aquele torneio para o americano André Agassi. Medvedev chegou a ser o 4º da ATP em 1994.
No vídeo de marchenko, o treinador Igor Boguslavsky, e os jogadores Vitaliy Sachko, 223º da ATP, e Oleksii Krutykh, 401º, falam de suas origens na Ucrânia, sendo o treinador e Krutykh ambos de Kiev, capital do país, e Sachko de Kremenchuk, no centro do país.
A equipe ucraniana afirma estar em contato com familiares diariamente para compreender a situação e verificar a segurança, mas todos "não possuem nenhuma certeza", há medo e também a "esperança" de que familiares, amigos e conhecidos estejam bem.
No confronto pela Copa Davis, os ucranianos lideram em 2x0 com vitórias de Krutykh em 6/2 6/1 sobre Darian King, 387º, e Marchenko em 6/3 6/1 sobre Matthew Foster Estwick, sem ranking.
Confira o vídeo completo de Marchenko: