O campeão do Rio Open, Carlos Alcaraz, 18º da ATP, fará neste final de semana sua estreia na principal competição entre países do tênis masculino, a Copa Davis. O capitão espanhol, Sergi Bruguera, optou também por Roberto Bautista Agut.
Dona de 6 títulos da Copa Davis, a Espanha recebe no saibro de Marbella a equipe da Romênia, na briga por vaga na fase de grupos da disputa das Finais do Grupo Mundial.
Nesta sexta-feira, Roberto Bautista Agut, 15º e grande nome do título da Davis de 2019, abre o confronto contra Gabi Boitan, 781º. Bautista e Boitan nunca se enfrentaram no circuito profissional.
Na sequência, aos 18 anos, Carlos Alcaraz faz sua estreia no torneio e encara o experiente romeno Marius Copil, 261º. Alcaraz e Copil nunca se enfrentaram no circuito profissional.
O jovem espanhol tenta trilhar os caminhos de Rafael Nadal e de seu treinador, o ex-número 1 do mundo Juan Carlos Ferrero. Também com 18 anos, Nadal venceu uma das partidas da final contra os Estados Unidos, que deu título a Espanha em 2004. Já Ferrero, aos 20 anos, foi o grande nome da campanha do primeiro título do país no torneio em 2000.
Com um time forte, Sergi Bruguera se deu o luxo de ter Pablo Carreño Busta, 16º, na reserva da equipe e escalou para o confronto de duplas os jovens Alejandro Davidovich Fokina, 47º, e Pedro Martinez, 50º. Martinez vem embalado de título na semana passada no ATP de Santiago, no Chile. Ele e Fokina enfrentam o experiente duplista Horia Tecau e Nicolae Frunza.
No sábado, Bautista encara Copil. Os números 1 de Espanha e Romênia se enfrentaram três vezes no circuito profissional e Bautista levou a melhor em todos os confrontos, tendo perdido um único set.
Ee necessário, Alcaraz vai buscar a classificação diante de Gabi Boitan.