O Rio de Janeiro volta a ser o ponto de encontro dos grandes nomes do tênis mundial a partir de sábado, dia 12, com o início da oitava edição do Rio Open apresentado pela Claro. Com dois tenistas entre os dez melhores do mundo e cinco nomes que estão entre os TOP 20, o maior torneio de tênis da América do Sul e único da ATP no Brasil vai receber os fãs do esporte no Jockey Club Brasileiro. Além de grandes espetáculos nas quadras, a sustentabilidade também é uma característica marcante do Rio Open. Em parceria com a ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil, além da descarbonização do evento em si, a organização do Rio Open irá neutralizar também as emissões de CO2 derivadas do deslocamento do público. Na última edição, em 2020, os parceiros já haviam descarbonizado o evento, de forma inédita no circuito ATP 500. O torneio vai receber os fãs do esporte em um espaço que une ainda boa gastronomia, produtos exclusivos e exposição de arte.
“É muito bom estar de volta. O retorno do Rio Open é um presente para o Rio de Janeiro. O sucesso da vacinação nos permitiu estar juntos novamente e celebrar o esporte, com toda segurança, é claro. Estávamos com saudades e vamos fazer um Rio Open que será o melhor de todos”, comemora Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.
Abrindo o torneio, nos dias 12 e 13, acontece a disputa do Qualifying, com entrada gratuita. Já na segunda-feira, dia 14, tem início a chave principal, com a final acontecendo no domingo, dia 20. O torneio tem grandes nomes garantidos. O italiano Matteo Berrettini, número 7 do mundo, e o norueguês Casper Ruud, o 8º do ranking, são os dois top 10 que lideram a disputa da oitava edição do maior torneio de tênis da América do Sul. O argentino Juan Martin Del Potro também está na lista. Grandes nomes como Diego Schwartzman, Carlos Alcaraz, Pablo Carreño Busta, Cristian Garin, Fabio Fognini e Benoit Paire também figuram entre os participantes do Rio Open. Entre os brasileiros, Thiago Monteiro, e Felipe Meligeni estão confirmados na lista de simples e Marcelo Melo e Bruno Soares disputarão o torneio de duplas. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.
O tênis é a atração principal, e esta edição promete ser uma das mais fortes de sua história, mas também há muitas outras opções de entretenimento, numa estrutura comparável à de grandes eventos do circuito mundial. O Rio Open conta com uma área interativa de aproximadamente 10 mil m², o Leblon Boulevard, que oferece opções de stands, lojas, entretenimento e gastronomia, além das ativações dos patrocinadores para torcedores de todas as idades.
O Rio Open é exibido ao vivo para 170 países, levando imagens positivas do Rio de Janeiro para o mundo. Dos visitantes do evento, 30% são de fora da cidade. O torneio injeta mais de R$ 100 milhões na economia do estado, gerando renda e emprego e transformando a vida das pessoas. Essa transformação também está presente para as mais de 600 crianças dos projetos sociais apoiados pelo evento.
Esportivamente o torneio também é conhecido pelo seu alto nível. É o primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil e integra o seleto grupo de 13 torneios denominados ATP 500, sendo um dos 22 mais importantes do calendário da ATP e único que ocorre no país. Isso o credencia como o maior evento esportivo anual do Rio de Janeiro e um dos únicos torneios ATP 500 de saibro no mundo.
Conheça a experiência completa do Rio Open:
Praça Rio Open
Um dos locais mais disputados do torneio é a Praça Rio Open, que conta com o Bar Petra, com cervejas geladas e a opção de copos reutilizáveis, telão gigante para não perder um ponto sequer e uma belíssima vista para o Cristo.
Arte
A arte é outro elemento importante para o Rio Open que, desde 2015, fecha parcerias com artistas plásticos brasileiros para a ilustração do pôster oficial. O convidado para assinar a arte da oitava edição foi o carioca Maxwell Andrade. A obra criada por Maxwell, cujo recorte dá origem ao pôster, mede 320x480cm. Além da cor do saibro, ele também usou como inspiração as linhas brancas que marcam os limites da quadra. Na arte criada para este ano, as fitas brancas permeiam e são de presença forte nos resultados que estarão expostos para o público durante todos os dias do Rio Open e ainda nos produtos personalizados.
Moda e produtos exclusivos
Para deixar a experiência de ir ao evento marcada na memória, a La Boutique -- loja de produtos oficiais do Rio Open -- reunirá itens especiais para quem desejar levar uma lembrança da oitava edição para casa. A loja chega com novidades para 2022, como o chaveiro em aço inox, com medalhão feito com as cordas de raquetes do torneio e um vidrinho com saibro das quadras do Rio Open. A loja terá ainda um novo modelo de toalha, essa de piscina, na cor laranja e com um recorte no formato da quadra em baixo relevo. O copo dos campeões, queridinho do público, esse ano vem com um desenho no formato quadra e traz o nome de todos os campeões simples das edições anteriores. E uma outra novidade é o boné feminino que tem uma abertura maior na parte traseira, dando mais conforto para ajustar diferentes tipos e volumes de cabelos. Os amantes do esporte também poderão comprar camisas com o pôster oficial do maior torneio de tênis da América do Sul e único da ATP no Brasil, com obra do artista plástico convidado desta edição. Entre os produtos que podem ser adquiridos na loja também estão: sacochila, camisetas infantis, bodys de bebê, lanyard, canetas, canecas, copo retrátil, squeeze, pins, ímas de geladeira, ecobags, tag de bagagem e guarda-chuva. Todos esses produtos são verdadeiros itens de colecionador, já que não são encontrados em lugar nenhum além do Rio Open.
A Fila, patrocinadora do evento, também conta com uma loja com produtos exclusivos para o torneio.
Gastronomia
Se as quadras do Rio Open recebem nomes consagrados, grandes marcas da gastronomia se reúnem no Leblon Boulevard. Famoso por toda estrutura, comparável à dos principais torneios do circuito mundial, neste ano o espaço vai receber Carol Vaz como chef convidada. Ela vai levar um pouquinho do Guido Bistrô, restaurante inaugurado em 2021 na Gávea, para o público do torneio. Haverá opções como arroz de costela, baguete recheada com ragu de linguiça e queijo ementhal e baguete com o famoso Jacalhau, preparado com “carne” de jaca desfiada e ervas. O espaço gastronômico oferece ainda opções como Las Empanadas, Geneal, Seu Vidal, Ella Pizzeria, Vulcano, Fabiana D´Angelo e Oakberry.
A World Wine terá um bar no Leblon Boulevard com venda de vinho em taça para os visitantes. Entre as marcas presentes: Portal da Calçada Vinho Verde Cuvée Prestige Brut DOC, Andeluna Raíces Chardonnay, Dai Terra Rossa A.Mare Bianco Puglia IGP, Garzón Estate Pinot Grigio de Corte, Garzón Estate Pinot Rosé de Corte, Colonia Las Liebres Bonarda Clásica e Poggiotondo Chianti Organic DOCG. E a Petraestará presente com dois bares no Leblon Boulevard.
Exclusividade
Novidade desta edição, uma das áreas mais cobiçadas do evento, o Corcovado Club ganha mais espaço e os convidados terão mais uma área vip -- o “Espaço Pedra da Gávea”. Com 400m², os amantes do esporte terão comodidade e poderão aproveitar a experiência completa durante os dias de competição. Para a oitava edição do torneio, o Corcovado Club foi ampliado e, agora, terá mais de 3.000m² entre área coberta, varanda e assentos na quadra central. Os dois espaços contam com uma ambientação realizada pela Lider
Interiores.
A World Wine, reconhecida no mercado pela curadoria especial de vinhos e o investimento constante em novidades para o consumidor, terá dois bares, um personalizado no Corcovado Club, para convidados, e outro no Leblon Boulevard com venda de vinho em taça para os visitantes.
Além disso, o Corcovado Club oferecerá ações exclusivas para os convidados e terá como chef principal o Chef Marcones Deus do Pax Delícia, que assina o buffet do espaço desde a primeira edição.
Quem passar pelo Corcovado Club poderá ver de perto a obra original que Maxwell Alexandre, artista convidado desta edição fez, exclusivamente para o Rio Open. Além dele, estarão expostas uma escultura do Vergara no jardim em frente ao Corcovado Club e telas do Bechara.
Já no Espaço Pedra da Gávea, além do pôster desta edição em larga escala, também estarão expostas telas de Raul Mourão e José Bechara.
Social
Desde sua primeira edição, em 2014, o Rio Open segue firme na plataforma social, com quatro projetos apoiados, todos ligados ao tênis: Instituto Futuro Bom, Tênis na Lagoa, Escolinha de Tênis Fabiano de Paula e Arremessar para o Futuro são parceiros da competição, além do NERO - Núcleo Esportivo Rio Open. Ao todo, são mais de 700 crianças e jovens beneficiados pelas parcerias. O evento também realiza o Torneio Winners, uma competição voltada especialmente para as crianças e jovens que frequentam os projetos. Os integrantes dessas instituições também ganham ingressos para assistir às partidas do Rio Open e alguns deles fazem parte da equipe de Ball Kids, os famosos "boleiros”.
Sustentabilidade
A preocupação com a sustentabilidade sempre esteve presente no evento e, para a oitava edição não será diferente. Depois de obter o reconhecimento da ONU pelas iniciativas, o Rio Open dá mais um importante passo no processo de neutralização do impacto ambiental de suas atividades. Em parceria com a ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil, além da descarbonização do evento em si, a organização do Rio Open irá neutralizar também as emissões de CO2 derivadas do deslocamento do público. Na última edição, em 2020, os parceiros já haviam descarbonizado o evento, de forma inédita no circuito ATP 500.
Para fortalecer a iniciativa e apoiar na descarbonização da participação do público, é necessário que cada pessoa inclua o código do ingresso em neutralizarioopen e calcule as emissões do seu transporte até o local, sem nenhum custo ou compromisso adicional.
A visão de sustentabilidade do evento contempla ainda iniciativas no campo social, impacto econômico com a geração de emprego e renda e o uso do grande poder do esporte para promover a conscientização e preservação ambiental. Outra meta do torneio é aumentar os recicláveis em 75% nos próximos dois anos, reduzindo o consumo de plástico no evento.
Programação
A programação para a chave principal contará com duas sessões de segunda a quinta-feira: Sessão 1, com início às 16h30; e Sessão Noite, a partir de 19h. Já de sexta-feira a domingo, o torneio terá sessão única. A sessão 1 será composta pelo 1º jogo da Quadra Central e mais todos os jogos das quadras externas. Na sexta a classificatória começa às 16h, no sábado, às 17h e no domingo, a final está marcada para às 17h30. Vale destacar que qualquer ingresso dá acesso ao complexo que será montado no Jockey Club Brasileiro, não importa a sessão. A Grande Final será uma atração à parte. Quem garantir o ingresso para a decisão do título de 2020 encontrará ativações únicas e terá o nome gravado no mural do maior torneio de tênis da América do Sul.