X

Alcaraz bate Berrettini em jogão e vai à semi em Viena

Sexta, 29 de outubro 2021 às 12:03:46 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O jovem espanhol Carlos Alcaraz,42º da ATP, surpreendeu o italiano Matteo Berrettini, 7º, em um jogaço de tênis válido pelas quartas de final do ATP 500 de Viena, na Áustria, e tornou-se o 5º mais jovem a alcançar uma semi em ATP 500.



Alcaraz entrou com uma tática de buscar defender-se bem do forte saque do italiano e buscando trabalhar trocas com variação desde a linha de base e manteve essa tática por 2h42 quando fechou o placar em 6/1 6/7 (2) 7/6 (5) tendo convertido seis aces contra 12 de Berrettini, que cometeu uma dupla-falta contra quatro do espanhol, que venceu 80% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 77% de aproveitamento do italiano.

Com um início de partida avassalador, Alcaraz pressionou o que pode e abriu 5/0 com duas quebras e administrou. Na segunda etapa, Berrettini encontrou o tempo da devolução de saque do espanhol, tentou pressionar, mas conseguiu se equiparar em efetividade e levou a parcial para o tiebreak, onde seu saque fez a diferença.

No set decisivo, o jogo seguiu intenso, Alcaraz trabalhou com forehand buscando as linhas conquistou quebra no 4º game e abriu 4/1, mas não sustentou a vantagem por muito tempo, Berrettini buscou encurtar as trocas, devolveu a quebra no 7º game e forçou novo tiebreak. Nele, Alcaraz conquistou a única mini-quebra no segundo ponto e administrou.

Aos 18 anos, o pupilo de Juan Carlos Ferrero chegou a sua primeira semifinal de torneio do ATP 500. Alcaraz é o 5º tenista mais jovem a alcançar essa fase em torneios deste nível desde 2009. Antes dele, apenas Alexander Zverev (Hamburgo), Borna Coric (Basileia), ambos com 17 anos e Casper Ruud (Rio de Janeiro) e Coric (Dubai), ambos aos 18 anos, chegaram nessa fase. Em todas as semis os jovens perderam.

Buscando reescrever essa situação, Alcaraz aguarda pelo vencedor do duelo entre Zverev e o canadense Felix Auger Aliassime.

banner
banner