A tenista japonesa Naomi Osaka deixou o grupo das dez melhores do mundo após mais de três anos em nova tabela divulgada pela WTA, a Associação das Tenistas Profissionais, nesta segunda-feira.
A asiática perdeu cinco postos e foi ao 12º lugar por não defender seu título de 2019 do WTA 1000 de Pequim, na China, que não foi realizado este ano. Ela tampouco poderá recuperá-los em Indian Wells que começa nesta quarta-feira.
Osaka não ficava fora do grupo desde o fim de agosto de 2018, logo antes de vencer o US Open sobre Serena Williams, seu primeiro de quatro títulos do Grand Slam.
A liderança segue com a australiana Ashleigh Barty que perdeu 700 pontos e agora tem menos de dois mil a frente da bielorrussa Aryna Sabalenka. Karolina Pliskova é a terceira, Iga Swiatek a quarta, Barbora Krejcikova é a quinta e a espanhola Garbiñe Muguruza subiu três com o troféu de Chicago e é a sexta. Elina Svitolina (7ª), Sofia Kenin (8ª), Maria Sakkari (9ª) e Belinda Bencic (10ª) fecham o top 10. Vice em Chicago, Ons Jabeur subiu dois e é a 14ª.