O jovem tenista argentino Juan Manuel Cerundolo, de 19 anos, apenas 335 do mundo, fez história na noite deste domingo ao erguer o título em Córdoba, torneio ATP 250 jogado no piso de saibro, que abriu a gira sul-americana na superfície.
Leia Mais:
Ídolos argentinos festejam conquista de Cerundolo
Cerundolo vibra com conquista e dá enorme salto no ranking
Cerundolo, que disputou seu primeiro ATP passando o quali, superou na final o quinto favorito, o espanhol Albert Ramos,47º colocado, por 2 sets a 1 com parciais de 6/0 2/6 6/2.
Cerundolo se tornou o primeiro tenista a estrear em torneio ATP a vencer um título desde o espanhol Santiago Ventura em 2004. Se tornou também o mais jovem argentino a vencer um ATP desde Guillermo Coria em 2001 quando também tinha 19 anos vencendo em Viña del Mar, no Chile. Se tornou o quinto de pior ranking a vencer um ATP. Lleyton Hewitt tem o recorde ao vencero torneio de Adelaide, na Austrália, em 1998 quando era o 550 do mundo. Ele é o único argentino a vencer um ATP na Era Aberta na estreia neste tipo de torneio. Cerundolo quebra uma marca de 11 derrotas seguidas em finais de qualifiers no circuito.
Pela conquista, o jovem entrará no top 200 mundial.