O tenista americano John Isner, ex-top 10 e atual 25º do mundo, disparou críticas contra a ATP nas redes sociais do twitter. O gigante de 2,08m pediu uma auditoria na entidade que cuida do tênis masculino diante das premiações dos torneios.
"A ATP é um sistema quebrado. Os jogadores e os torneios somos sócios que devem trabalhar juntos, mas que tenha uma distribuição de valores de 60% e 80% de prize money ao campeão em um dos nossos torneios mais importantes com vários acordos de TV, patrocínio e valores aprovados recenetemente por empresas de apostas....não seríamos precisamente sócios", disse Isner que propôs uma auditoria.
"Que tal uma verdadeira auditoria para ver quanto perdem os torneios e logo uma fórmula que redistribua bem o que se ganha ? É incrível que ainda não tenhamos algo assim em muitos de nossos grandes torneios. Que sentido tem isso ? O tênis é um esporte muito opaco. Olhemos para a NBA, MLB, NHL, PGA e etc. Não para ver os ganhos/popularidade, sim suas estruturas e o percentual de valores para seus jogadores. O tênis está com conflitos e falta de transparência".
"Os promotores possuem ativos com um tempo infinito para monetizá-lo, enquanto que os jogadores têm pouco tempo para maximizar nossos talentos, nossa carreira é curta. É um sistema quebrado. Os jogadores devem aceitar uma distribuição de 60% e um recorte de 80% para os campeões enquanto que os executivos da ATP mantêm a totalidade de seus salários, benefícios e contas de gastos ? Que sentido tem isso ? É um pouco hipócrita, não é ?"