O Australian Open vem tendo uma série de lesões entre eles nomes como Rafael Nadal (costas), Novak Djokovic (abdômen), Mateo Berrettini (abdômen), Grigor Dimitrov (costas), e, nesta terça-feira,o número 1 do mundo e o sétimo colocado questionaram a temporada da ATP.
Na Austrália os atletas foram obrigados a uma rígida quarentena de 14 dias, 72 deles (incluindo mulheres) não puderam sair so quartos de hotel por casos positivos de COVID-19 em voos. Tanto para Novak Djokovic como para Alexander Zverev essa quarentena vem sendo o motivo da série de lesões em Melbourne.
Os dois opinaram, após a vitória do sérvio por 3 sets a 1 nas quartas de final em Melbourne: "Tem a ver com as circunstâncias que tivemos que lidar com um torneio antes de um Grand Slam logo depois de 14 dias de quarentena para uns foi pior do que para nós, eu não posso reclamar diante de tenistas que nem podiam sair de seus quartos .. Não venho aqui reclamar do que passamos , mas precisamos ser realistas que teve um impacto na parte física dos jogadores, isso não é normal".
Djokovic opinou que seria necessária uma bolha com uma série de torneios em um mesmo local . A programação da ATP prevê eventos na Europa a partir da próxima semana, além da América do Sul e no Oriente Médio. O circuito do saibro europeu começa em abril, após o torneio de Miami.
"É o que é, esperamos que seja temporário, mas conversando com os tenistas, a maioria não quer ir adiante se tivermos que fazer quarentenas para a maioria dos torneios. É algo que deve ser discutido agora . Conversei com tenistas do Conselho e eles tem falado sobre a questão com a ATP e estou esperando respostas quero entender em como será a continuação do circuito após a Austrália porque isso definitivamente não é bom para os jogadores em termos de saúde. Grand Slam é um Grand Slam questão financeira, pegamos o prize money então é o motivo pelo qual muitos tenistas vieram, mas não é o caso nos torneios ATP 250 e 500 com redução enorme de premiação e escutei muitas reclamações, jogadores de challenger muitas reclamações . Não estou apontando o dedo para ninguém, só dizendo o que está rolando , a realidade", seguiu Nole.
"Precisamos achar uma maneira. Pode ser numa bolha como a NBA não ligo em discutir essa ideia, selecionar um local onde se jogue todos os torneios naquela superfície e naquele local , três quatro semanas, depois volta, mais três, quatro semanas no nível top . Temos que discutir opções . Não sei se isso (de agora) irá funcionar. Estamos na Austrália, em lockdown agora , por cinco dias e esperamos ter público em breve de volta . O que estamos vivendo aqui na Austrália é de longe melhor do que o que rola na Europa em termos de restrição e regulações , quarentenas. E a maioria do circuito continua na Europa, teremos ainda Oriente Médio e Miami. Será ok se não tiver que fazer quarentena".
Atualmente alguns países europeus, por exemplo, proibem entrada de brasileiros e de vários países por conta da nova variante do coronavírus e vários estão em lockdown, como Portugal.
Zverev concordou com Djokovic.
"Eu concordo que não podemos viajar pelo circuito agora , simples assim, as lesões vão continuar acontecendo, há restrições nos países, dependendo do passaporte que se tem você não poderá viajar para certos países , jogadores Sul-Americanos vão ter muitas dificuldades . Não podemos ter um circuito com viajens agora . Precisamos ver esse tema. Ter um local como aqui jogar semanas múltiplas . No fim das contas, na Europa não podemos ter público no momento, então que diferença faz . Podemos mudar as lonas de fundo o nome dos lugares que se senta, quadras e jogamos em um local . Eu concordo com o Novak, conversamos sobre isso já que simplesmente não podemos ter um circuito com viagens diante do que está acontecendo".