Número 1 do mundo, Novak Djokovic está em sua nona semifinal do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada. O sérvio esteve em apuros em vários momentos nesta terça-feira, mas derrotou o alemão Alexander Zverev, sétimo do mundo.
Djokovic saiu atrás e marcou 3 sets a 1 com parciais de 6/7 (8/6) 6/2 6/4 7/6 (8/6) após 3h29min de duração no último jogo da quadra Rod Laver Arena.
Esta é a 80ª vitória de Djokovic em Melbourne, torneio onde é o maior vencedor com oito conquistas. Toda vez que ele passou para a semifinal ele se sagrou campeão.
Seu rival em busca de nova final será o qualifier russo Aslan Karatsev, 114º colocado, que virou sobre o búlgaro Grigor Dimitrov, cabeça 18, por 2/6 6/4 6/1 6/2. Karatsev, primeiro qualifier na semi do torneio desde 1977, disputa seu primeiro Slam e eliminou também Felix Aliassime, 19º, e Diego Schwartzman, 9º. Esta será a 39ª semifinal de Djokovic em Slams. Ele segue em busca do 18º Major.
O jogo
Zverev teve um ótimo começo se aproveitando dos erros de Djokovic, abriu uma quebra e foi liderando até ser quebrado ao sacar para o set em 5/4. Ele virou para 6 a 5 e o jogo foi ao tie-break. Zverev conseguiu finalizar por 7/6(8/6) em uma hora de parcial.
No segundo set, Djokovic passou a dominar e Zverev cometeu muitos erros e não conseguiu encaixar seu primeiro set. Foi presa fácil para as devoluções de Nole que quebrou duas vezes para aplicar 6/2.
No terceiro set, Zverev começou com tudo, abriu 3 a 0, depois fez 4 a 1. Djokovic reagiu, fez cinco games consecutivos para finalizar por 6/4.
No quarto set, Zverev mais uma vez avriu vantagem de 3 a 0 e teve break-points para ampliar no quarto game. djokovic foi guerreiro, se salvou, devolveu a quebra e empatou em 3 a 3. Zverev confirmou e teve oportunidades de quebra, mas grandes pontos do sérvio deram o empate em 4 a 4. Zverev teve um set-point no 6 a 5, mas Djokovic aplicou um ace para levar ao tie-break. No desempate, muito equilíbrio e os saques falando mais alto até Djokovic obter a mini-quebra e finalizar aproveitando a oportunidade.