A japonesa Naomi Osaka, terceira do mundo, se livrou das cordas na noite deste sábado, tarde de domingo em Melbourne, na Austrália, para garantir vaga nas quartas de final do Australian open, primeiro Grand Slam o qual foi campeã em 2019.
A asiática emplacou sua 18ª vitória seguida ao vencer a espanhola Garbiñe Muguruza, 14ª colocada, por 2 sets a 1 com parciais de 4/6 6/4 7/5 após 1h55min na Rod Laver Arena.
A partida teve muitas emoções. Muguruza começou melhor e fechou o primeiro set com quebra. A japonesa foi mais firme, minimizou os erros e fechou o segundo. No terceiro ela começou na frente, mas viu Muguruza, vice-campeã de 2020, virar, quebrar em 4 a 3 e levantar um game difícil para marcar 5 a 3 com grandes pontos. Muguruza teve dois match-points com 15/40 no nono game, mas Osaka se safou, confirmou, quebrou em seguida e fechou com nova quebra.
Osaka, que venceu o US Open ano passado e deu WO na final de Cincinnati e final de Yarra Valley na semana anterior em Melbourne, busca vaga na semifinal diante da experiente taiwanesa Su Hsieh que derrotou a cabeça de chave 19, a tcheca Marketa Vondrousova, por 6/4 6/2.
Hsieh alcança a primeira quartas de final de Major em simples na carreira. A número 1 de duplas é a mais velha a obter tal feito inédito, aos 35 anos. Osaka lidera o confronto entre elas por 4 a 1.