Vindo do torneio qualificatório, o russo Aslan Karatsev, 114º da ATP, segue invicto em sets no Australian Open, após alcançar a maior vitória de sua carreira contra o argentino Diego Schwartzman, 9º, e nas 8ªs de final aguarda rival.
Jogando seu primeiro torneio do Grand Slam na chave principal, Karastev precisou de 1h52 para bater Schwartzman em 6/3 6/3 6/3 tendo disparado os nove aces da partida, disparado 50 bolas vencedoras contra cinco do argentino, que cometeu 12 erros não-forçados contra 38 do russo.
Com histórico de lesões graves na carreira, em que ficou dois anos se recuperando de um problema no joelho, Karatsev se vê num mix de fortes emoções, disse em entrevista em quadra após a vitória. "É um sentimento inacreditável. Só de furar o quali eu estava feliz. Agora, rodada por rodada jogando um bom tênis me deixa feliz", comentou o russo.
Esta foi a primeira vez que Karatsev venceu um tenista do top 10 em sua carreira, e permanece na tentativa de alcançar a segunda semana de um Grand Slam
Para alcançar este feito, precisa parar o canadense Felix Auger Aliassime, 19º, que superou o compatriota e amigo de infância Denis Shapovalov, 12º, após 2h28 com placar de 7/5 7/5 6/3 tendo convertido oito aces ocntra quatro de Shapovalov, que cometeu cinco duplas-faltas contra duas de Aliassime, que disparou 31 bolas vencedoras contra 18 de Shapovalov, que cometeu 37 erros não-forçados contra 29 de Aliassime.
Aliassime e Karastev nunca se enfrentaram no circuito e o canadense busca chegar às oitavas de um Grand Slam pela 2ª vez na carreira, sendo a primeira vez alcançada na última edição do US Open.
Confira os melhores momentos do duelo entre canadenses: