Dois tenistas, Aslan Karatsev e Veronika Kudermetova, foram excluídos das possibilidades de disputaram os Jogos Olímpicos. Eles foram detectados como apoiadores do regime de Vladmir Putin e não passaram no teste de neutralidade. Crédito: Mutua Madrid Open
Entre em nosso canal do Whatsapp!
Sem poder apresentar atletas que compitam sob sua bandeira e representem o país, os atletas desses dois países têm passado por uma espécie de 'peneira' prévia pelo Comitê Olímpico Internacional. Foi estabelecida uma série de testes para comprovar que algum atleta russo presente no evento olímpico não tinha vínculos com o regime de Putin nem se manifestou a seu favor em nenhum momento.
O caso do tênis chama a atenção porque há exemplos de jogadoras como Mirra Andreeva, que curtiram no Facebook uma série de publicações sobre piadas pró-Rússia em que zombavam dos infortúnios da Ucrânia. Além disso, duas outros tenistas russas que ignoraram completamente estes limites de neutralidade foram Karen Khachanov e Anastasia Potapova; O primeiro publicou uma foto com a Cruz de São Jorge, condecoração militar do Exército Russo, enquanto Potapova ainda saiu para uma partida vestindo a camisa do Spartak Moscou, time associado a esta instituição.
Nenhum deles estará em Paris 2024 porque desistiram de ter os seus casos apresentados para comparecer, tal como fizeram Daria Kasatkina e Andrey Rublev, que surgiram como dois dos poucos tenistas russos que se opõem abertamente à guerra iniciada pelo seu país contra a Ucrânia. A convocação final é composta por Daniil Medvedev, Roman Safiullin, Pavel Kotov, Ekaterina Alexandrova, Mirra Andreeva e Diana Shnaider, que competirão sob bandeira neutra após terem passado nos testes para isso.
Contudo, a Federação Russa de Tênis também apresentou as candidaturas de Aslan Karatsev e Veronika Kudermetova, tendo sido rejeitadas tanto pela ITF como pelo COI. O caso de Kudermetova, que já foi top 10 e agora está como a 38ª, poderia ser previsto, já que ela está lá há muito tempo após o início da guerra, ostentando o logotipo da Tatneft, uma empresa russa de petróleo e gás incluída entre os sancionados pela União Europeia pelas suas ligações com o regime. Karatsev, medalhista de prata nas duplas mistas em Tóquio 2021, os motivos de sua exclusão são desconhecidos.
🚨Russian tennis players Veronika Kudermetova and Aslan Karatsev were not allowed to take part in the Olympic Games in Paris as neutral athletes! They are the only tennis players who failed the "neutrality test" (no connections with war, army, no symbols, statements) 1/2
— Dominik Senkowski (@dsenkowski07) July 10, 2024