X

Há 20 anos Roger Federer vencia seu primeiro título ATP

Quinta, 04 de fevereiro 2021 às 09:44:56 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Nesta quinta-feira, a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) recordou a semana em que o suíço Roger Federer conquistou o título do extinto ATP de Milão, na Itália, o primeiro de seus 103 títulos.



O torneio de Milão teve início de sua chave principal em 29 de janeiro de 2001 e tinha no então número 1 do mundo, o russo Marat Safin, como seu principal favorito. O também russo, ex-número 1 e na época sétimo, Yevgeny Kafelnikov era o cabeça de chave dois do torneio, que tinha o suíço Marc Rosset como atual campeão.

Aos 19 anos, Roger Federer ocupava o posto de 27º da ATP e por esta razão era o sétimo favorito do torneio. Enquanto Safin estreou com vitória sobre o alemão David Prinosil e Kafelnikov vencendo o qualifier norte-americano Jeff Tarango, Federer abriu a campanha com uma sólida vitória diante do alemão Rainer Schuettler, 48º, com placar de 6/3 6/4.

Na sequência, Federer precisou aplicar uma virada sobre o francês Cyril Saulnier, então 120º, com placar de 2/6 6/3 6/4.  Nas quartas de final, Federer aplicou um duplo 6/4 sobre o croata Goran Ivanisevic, 123º. A semifinal do suíço foi contra Kafelnikov, na qual suou e fechou o placar em  6/2 6/7 (4) 6/3.

Na grande final, Federer encarou o francês Jullien Boutter, 67º, que vinha de vitória sobre o britânico Greg Rusedski, 52º, que havia eliminado Safin na segunda rodada aplicando um pneu.

Federer superou Boutter com placar de 6/4 6/7 (7) 6/4 e após a partida profetizou: "Eu tive que esperar muito tempo por este momento. Deve ficar mais fácil daqui para frente". (Confira vídeo de melhores momentos abaixo)

O suíço ainda reconheceu a pressão para vencer seu primeiro título: “Eu queria muito vencer meu primeiro título. Foi uma grande semana pra mim... senti que havia uma pressão, porque talvez eu tenha entrado na final com certo favoritismo. Mas era uma quadra rápida coberta e Boutter era um grande sacado, então, você nunca sabe o que vai acontecer", disse ele em frase recordada pelo especial da ATP.

Na sequência do ano de 2001, Federer foi vice-campeão dos ATPs de Roterdã, na Holanda, e Basileia, na Suíça. Em 2002, Federer tentou defender o título em Milão, mas perdeu a final para o italiano Davide Sanguinetti. entretanto, foi campeão em Sidney, na Austrália, e Viena, na Áustria, além do Masters 1000 de Hamburgo na Alemanha.

Confira como era o top 10 da ATP quando Federer ergueu seu primeiro título ATP:

1 - Marat Safin (RUS)

2 - Gustavo Kuerten (BRA)

3 - Pete Sampras (EUA)

4 - Andre Agassi (EUA)

5 - Magnus Norman (SUE)

6 - Lleyton Hewitt (AUS) 

7 - Yevgeny Kafelnikov (RUS)

8 - Alex Corretja (ESP)

9 - Thomas Enqvist )SUE)

10 - Tim Henman (GRB) 

 

Assista aos Melhores Momentos da final em Milão:

teninews.com.br
br.jooble.org