Aos 17 anos, o espanhol Carlos Alcaraz, 146º da ATP, surpreendeu o principal favorito no ATP 250 Great Ocean em Melbourne, na Austrália, o belga David Goffin, 14º, e encara o número 1 do Brasil e 83º do mundo, o cearense Thiago Monteiro.
Vindo sem grandes desgastes da primeira rodada, já que o rival o húngaro Attila Balazs abandonou a partida ainda no primeiro set com lesão, Alcaraz encarou a estreia de Goffin, que saiu de bye no torneio, na temporada com muita confiança e após 1h02 fechou a partida em um duplo 6/3 tendo convertido um ace contra dois do belga, que cometeu quatro duplas-faltas contra duas do espanhol, que venceu 64% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 56% de aproveitamento de Goffin.
Garantido nas oitavas de final do ATP 250 de Great Ocean, o pupilo de Juan Carlos Ferrero encara o brasileiro Thiago Monteiro, que vem de vitória dura e de virada.
Este será o primeiro encontro entre o brasileiro e o espanhol.
Feito histórico
Com a vitória sob Goffin, Carlos Alcaraz tornou-se o primeiro adolescente desde RicHard Gasquet em 2004 a bater um tenista do top 15 da ATP. Na oportundiade, Gasquet venceu o chileno Nicolas Massu pelo ATP 250 de Buenos Aires.