X
banner

Há 5 anos, Brown entrava para a história ao bater Nadal em Wimbledon

Quinta, 02 de julho 2020 às 10:16:24 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Ariane Ferreira - Em partida válida pela segunda rodada de Wimbledon 2015, o alemão Dustin Brown escreveu definitivamente seu nome na história ao bater o espanhol Rafael Nadal, acumulando sua 2ª vitória sobre um campeão do torneio na carreira.



Brown entrou em quadra com a experiência de ter vencido o, até então, único duelo entre os dois, válido pelo ATP 500 de Halle, na Alemanha, em 2014. Na ocasião, o alemão conhecido por 'Dread Tennis' precisou de 1h para fechar a maioria vitória de sua carreira, já que Nadal era o número 1 do mundo. Rafa, por sua vez, entrou em quadra em All England Club buscando encerrar a sequência de três anos consecutivos ser derrotado em Wimbledon por tenistas fora do top 100, nas primeiras rodadas.

'Dread Tennis', então 102º do ranking, vinha de furar o torneio qualificatório de Wimbledon e tendo passado em quatro sets pelo taiwanês Yen-Hsu Lu. Na prévia do Slam londrino, o alemão furou o quali de Stuttgart e parou no japonês Kei Nishikori na segunda rodada em Halle. Já Nadal conquistou o título em Stuttgart e caiu na estreia do ATP 500 de Queens para o ucraniano Aleksandr Dolgopolov.

O alemão comentou que realizaria um sonho de infância de jogar na Central de All England Club: "Estou feliz de jogar contra ele naquela quadra vencendo ou perdendo", disse Brown na prévia da partida."Todas as crianças que jogam tênis sonham em poder jogar na Quadra Central. Jogar contra ele aqui é especial", comentou.

Brown fez jus a sua primeira vez na mais importante quadra do tênis e precisou de 2h33 para fechar o placar em 7/4 3/6 6/4 6/4, tendo convertido 13 aces contra nove do espanhol, que cometeu 15 erros não-forçados contra 24 do alemão, que bateu 58 bolas vencedoras contra 42 de Rafa Nadal.

Esta foi a primeira vez que Brown derrotou um cabeça de chave em torneio do Grand Slam, mas era a segunda vez que ele superava um campeão de Wimbledon, no torneio. Em 2013, Dread Tennis derrotou o australiano Lleyton Hewitt, campeão em Londres 2002.

Nadal somou Brown a seus algozes fora do top 100 em Wimbledon ao lado do tcheco Lukas Rosol, 100º em 2012, do belga Steve Darcis, 135º em 2013, e do australiano Nick Kyrgios, 144º em 2014.

O torneio seguiu e Brown caiu em quatro sets na rodada seguinte diante do sérvio Viktor Troicki. Porém, o alemão segue como alguns poucos tenistas que possuem um confronto direto favorável diante de Nadal, pois venceu o espanhol nas duas oportunidades que teve.

Confira os melhores momentos da partida:

 

banner
banner