Por Diego Vidal - Olá leitores, sou empresário do mundo Beach Tennis, estou ligado ao esporte há quase 12 anos, fui representante no Brasil de diversas marcas (Rakkettone, Probeach, TK, Reef, N-Shot, Vision) e consultor em construção de raquetes de algumas dessas marcas, hoje sou proprietário da marca SMASH BT.
Vamos pontuar nessa matéria ponto a ponto sobre todas as características hoje existentes nas raquetes de Beach Tennis.
Partes das raquetes:
Tópico 01 - Comprimento da raquete:
Raquetes de cabo curto - em geral essas raquetes tem o comprimento de 0,47 cm e 0,48 cm. É importante entender que a variação do tamanho da raquete em 95% dos modelos tem a variação no cabo, e não no coração e cabeça da raquete.
As raquetes de cabo curto propiciam um controle de bola muito maior, isso se deve ao fato de o jogador golpear a bola mais perto do corpo, outro ponto importante é o manuseio que se torna mais fácil.
DICA - Se você é um jogador que voleia mais vezes golpes de toque como, curta, lob e similares é preferível que você utilize uma raquete mais curta pois lhe dará mais domínio desses golpes.
Raquetes de cabo longo - são raquetes com tamanho do cabo de 0,49 cm e 0,50 cm (limite máximo determinado pela ITF).
Raquetes com esse estilo propiciam mais velocidade nas batidas, quanto maior o comprimento da mesma, maior a alavanca consequentemente maior a potência.
DICA - se você é um jogador agressivo, prefere batidas para frente, smashs mais agressivos e similares, é preferível que você escolha uma raquete nesse estilo.
Tópico 02 - Distribuição de peso: este também é um ponto importante, mas nem todas as marcas têm o domínio na distribuição do peso das raquetes em função do fabricante.
Peso na parte inferior - aumenta o manuseio da raquete e sensação de firmeza, aumento também o controle da bola assim como o poder de toque.
Peso na parte superior - ideal para quem busca mais potência e velocidade, nos smashs e saques e algo que fica muito perceptivo.
Peso equilibrado - como o próprio nome diz é um equilíbrio entre as características acima citados. Uma raquete equilibrada é a grande preferência entre os amadores e o mais indicado.
Topico 03 - Matéria prima - Tipos de Carbono, kevlar, EVAs e outros
Carbono 3K ou 4K - proporciona muita firmeza e precisão. As raquetas com 100% carbon face, deformam bem menos na hora do impacto com a bola em relação às de fibra de vidro, aumentando a precisão dos golpes. Estes carbonos também propiciam uma maior sensibilidade e conforto nos golpes, além de uma sensação de tempo de contato raquete/bola maior.
Carbono 18K / Textreme - carbono com propriedades similares ao carbono 3K e 4K porém com sensibilidade de toque ainda maior, além de gerarem um pouco mais potência. Hoje é o que se considera pelos fabricantes o melhor carbono para raquetes no mundo, tanto para Padel como para Beach Tennis.
Kevlar - material que também propicia uma raquete de alta qualidade. Este material gera muita velocidade nas batidas.
Quase sempre as raquetes que têm uma escala ou indicação de raquetes de potência são construídas com kevlar.
importante entender e buscar raquetes em 100% carbon face, ou 100% kevlar, as que são carbon frame não se aplica às considerações acima citadas, pois a aplicação é apenas nas bordas das raquetes.
Eva’s - Sendo ainda mais específico e completo na matéria vou falar um pouco dos EVA’s.
Hard Eva - como o próprio nome já diz, se trata de um EVAmais firme o que propicia uma raquete mais firme com um pouco mais de controle, dá uma sensação de batida firme seca, porém gerando menos velocidade.
Soft Eva – um EVA mais macio, normalmente mais leve, propicia mais velocidade nos golpes logo menos controle. Este tipo de EVA e uma melhor indicação para jogadores amadores.
Dúvidas e contato: +55 21 97271-9174 / equipediegovidal@gmail.com