Após diversos torneios cancelados e desistências de tenistas com relação ao medo causado pelo recente surto de Coronavírus, a Federação Internacional de Tênis (ITF) divulgou algumas ações que serão tomadas nas próximas semanas.
“Estamos em contato permanente com a ATP e a WTA. A evolução do vírus continua a variar de país para país e o cenário é muito diverso, de acordo com os casos que estamos monitorando. Se a situação evoluir e for necessário uma intervenção mais ativa da nossa parte, assim faremos”, comentou a ITF.
Como muitos torneios de nível Future e até mesmo da série Challenger são disputados em áreas afetadas pelo surto do Covid-19 — ou próximo delas — o circuito vem vendo diversos casos de desistência por parte de atletas e até mesmo cancelamento de eventos.
Diante disso, foi informado que ainda não será feita nenhuma restrição para quem quiser jogar nos torneios italianos, ainda que o país seja o mais afetado pelo surto em toda a Europa, mas ficou igualmente claro que o quadro de restrição pode mudar a qualquer momento.
Não serão impostos quaisquer tipos de penalidades para jogadores que desistam dos torneios por medo do Coronavírus, além de que as decisões sobre cancelamento e adiamento de torneios serão tomadas caso a caso levando em consideração o cenário geral do local.