Liderando o ranking profissional novamente, o espanhol Rafael Nadal deu um importante passo nesta quarta-feira para encerrar a temporada como número 1 do mundo, dependendo quase que apenas de si mesmo para atingir o feito.
Com 9585 pontos no ranking ao início da semana, Nadal estava em disputa direta com Djokovic, somando 8945 pontos, pela liderança da ATP ao fim do ano, sendo o Finals o último torneio do circuito ATP na temporada.
Abrindo a disputa com uma vitória e vendo a derrota de Nadal, Djokovic precisava que o espanhol não vencesse nenhuma partida na fase de grupos. A derrota na terça-feira diante de Dominic Thiem complicou ainda mais o quadro, exigindo a final para assumir a liderança.
Nesta quarta, Nadal obteve sua primeira vitória e complicou de vez a vida do sérvio, que precisa agora conquistar o título do torneio londrino sem que o espanhol atinja a final. Deste modo, a partida contra Roger Federer nesta quinta vale muito para o sérvio, que buscará a vaga na semifinal e a chance de encerrar a temporada na liderança.