Após perder na estreia do ATP Finals de Londres para o austríaco Dominic Thiem no último domingo, o suíço Roger Federer, terceiro da ATP, entrou em quadra com a missão de superar o italiano Matteo Berrettini, oitavo, e manter-se firme na disputa.
Para tal, o suíço precisou de 1h20 para fechar o placar em 7/6 (2) 6/3 tendo disparado oito aces contra seis do italiano, que venceu 70% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 78% de aproveitamento do suíço.
Berrettini, que foi atropelado na estreia da competição pelo sérvio Novak Djokovic, entrou em quadra decidido a superar o suíço e pressionou na devolução já no primeiro game, os dois tenistas foram confirmando com muita solidez seus games de saque, até que o italiano precisou salvar o único breakpoint da primeira parcial no décimo segundo game, era setpoint, e levou a disputa para o tiebreak.
Ali, o italiano jogou mal, trabalhou com segundo serviço e sofreu as mini-quebras no terceiro e sétimo pontos, viu Federer abrir 5/2 e sacar para o set.
O mau desempenho no tiebreak afetou o italiano no inicio do segundo set, onde saiu quebrado, viu Federer abrir 2/0 e administrar a disputa. No oitavo game, Berrettini tentou sua última sobrevida na partida, forçou o suíço a salvar três breakpoints e na sequência não confirmou seu saque.
Federer aguarda a partida entre Djokovic e Thiem para saber se terminará o dia em segundo ou terceiro lugar na classificação geral do Grupo Bjorn Borg. Berrettini, por sua vez, não tem mais chances de classificação e tentará na quinta-feira sua única vitória no Finals no confronto contra Dominic Thiem.