Rafael Nadal, número 1 do mundo, evitou desculpas sobre a lesão do abdômen após a derrota por 6/2 6/4 diante do alemão Alexander Zverev em sua estreia no ATP World Finals, em Londres, evento com os oito melhores da temporada.
"Quando um joga mal e outro joga bem, em uma superfície onde as coisas acontecem muito rápido e não se está afinado - eu não estive - pois tive que ir com muito cuidado nos últimos dias, e contra um dos melhores do mundo, acontecem essas coisas. Não estou nada contente porque não competi bem. A quadra por certo favorece ele que saca a 140 milhas por hora. De alguma maneira deveria ter encontrado uma solução para a partida. A quebra no primeiro game do segundo set foi catastrófica tendo 30 a 0, não podia ser. Tinha que igualar o marcador de qualquer jeito. Ele fez duas duplas-faltas, fiquei com 0/30...não podia. Ele fez duas duplas-faltas seguidas e tive um 0/30 que falhei uma direita paralela. Não posso dizer mais nada que joguei mal e ele jogou bem. Preciso melhorar bastante na próxima partida".
Nadal enfrenta na quarta-feira o russo Daniil Medvedev: "Isso é que tem este torneio, te permite uma falha e seguir adiante. Hoje fiquei mal, lógico. Tenho que aceitar que as sensações não foram boas, preciso treinar beme buscar energia para estar competitivo na próxima partida".
Sobre os problemas físicos ele declarou: "Não vou sair com desculpas. É certo que a preparação não foi a melhor, me faltou um pouco de ritmo de jogo no geral, faltou ritmo no saque e no golpe seguinte, confiança para dar um winner na hora de ler os pontos que realmente valiam muito. O jogo foi muito rápido e não fui capaz de parar o que estava acontecendo".