Com as disputas concentradas entre ele, Rafael Nadal e Roger Federer pela liderança do ranking, Novak Djokovic foi questionado sobre quem da próxima geração como futuro número 1 e a resposta foi Dominic Thiem.
”Precisa ter alguém. Esse tempo irá chegar, mas espero que não seja logo. Ainda estamos jogando nosso melhor nos grandes eventos o que importa mais", disse o sérvio atual campeão em Cincinnati.
Ele respondeu que Thiem seria o próximo líder do ranking: "Ele está por ali há anos. Provavelmente o mais maduro de todos e com mais experiência em finais de Grand Slams (dois vices em Roland Garros). Definitivamente o vejo como líder de nosso esporte."
Sobre a nova geração, Djokovic pontuou: "Muitos da Next Gen são altos e grandes sacadores, o que é uma vantagem, você olha o Reilly Opelka, nunca achei que veria alguém mais alto que o John Isner. Se você tem um grande saque e um jogo agressivo, tem três quartos do que precisa. Mesmo com as quadras mais lentas os saques ficam difíceis de responder e colocam pressão no seu serviço".