Em uma estreia bastante nervosa, a norte-americana Serena Williams, ex-número 1 do mundo e atual décima, levou um susto em sua estreia em Roland garros, mas conseguiu a vitória de virada sobre a jovem russa Vitalia Diatchenko, 83ª da WTA.
Vindo de uma temporada difícil, tendo jogado apenas uma partida na temporada de saibro, no WTA Premier de Roma, e na sequência desistido em razão de uma lesão no joelho, Serena Williams precisou de 1h32 para fechar o placar em 2/6 6/1 6/0 tendo disparado os nove aces da partida e disparado 25 bolas vencedoras contra 11 da russa, que cometeu seis duplas-faltas contra três da norte-americana, que cometeu 24 erros não-forçados contra 26 de Diatchenko.
Tendo um início de jogo nervoso e sem ritmo, Serena viu Diatchenko atuar de maneira cadenciada e colocar pressão, vencendo cinco games consecutivos na primeira etapa, com quebras no quinto e sétimo game e saindo em vantagem.
Na segunda etapa, após ser pressionada em seu saque no primeiro game, Serena saiu das cordas, gritou em motivação e passou a jogar mais dentro de quadra e como resultado, abriu 3/0 com quebra no segundo game e voltou a romper o serviço da russa no sexto game empatando a partida.
Na etapa final, sólida na devolução e definindo seus pontos na segunda bola, Serena foi plenamente dominante e aplicou pneu com quebras no primeiro, terceiro e quinto games.
Na segunda rodada do torneio, Serena Williams aguarda pela vencedora do duelo entre a japonesa Kurumi Nara e a eslovena Dalila Jakupovic.