A Associação dos Tenistas Profissionais lançou nesta segunda-feira o site da ATP Cup, competição entre países que será realizada anualmente a partir de 2020. No site, é possível acompanhar em tempo real a classificação
A partir de agora os fãs podem acessar o site da ATP Cup e verificar o modo dinâmico como o ranking de classificação funciona semanalmente. A classificação apresentada ali é informativa, pois a participação depende tanto da inscrição dos jogadores classificados, que acaba em 13 de setembro, e das equipes (países) que termina em 13 de novembro para as seis equipes que irão para o qualificatório.
No momento, Sérvia e Espanha lideram a disputa e seriam as duas cabeças de chave. Estão nesta posição catapultadas por Novak Djokovic e Rafael Nadal, respectivamente.
As regras para a classificação para que um país possa ser elegível para a disputa são: "O país deve ter pelo menos dois jogadores com um ranking de simples ATP e pelo menos um outro jogador com um ranking de simples ou duplas. Um país pode ter até cinco jogadores. Se um país tem cinco jogadores, pelo menos três deles devem ter um ranking de simples. Se tiver menos de cinco jogadores, uma equipe deve ter pelo menos dois jogadores com uma classificação em simples".
"A classificação da ATP Cup já está ganhando forma e os jogadores estão animados", disse o chefe da ATP, Ross Hutchins. “Será interessante ver a batalha dos países nos próximos meses para conquistar suas vagas. Em uma base semanal, os fãs podem rastrear quais países se parecem com possíveis candidatos e até mesmo quais jogadores têm a melhor chance de fazer parte de suas respectivas equipes”, completou através de comunicado oficial.
A ATP deixa claro que por ser a nação que sediará a competição, caso não consiga a classificação direta, a Austrália receberá um convite para a disputa das seis nações restantes.
As 24 equipes serão divididas em seis grupos de quatro, com dois grupos designados para as três cidades-sede: Perth, Brisbane e Sydney. A fase eliminatória será disputada em Sidney por oito equipes.
Outro detalhe importante da competição é que se um jogador terminar invicto em simples somará 750 pontos no ranking. Já um duplista invito ganharia 250 pontos ao fim da competição.
O Brasil é apenas o 37º no ranking da ATP Cup com Thiago Monteiro liderando o país no 113º. O último país entrando seria a Eslováquia com Martin Klizan no 54º posto.