O paulista número três do Brasil e 226º do mundo, Thomaz Bellucci, não conseguiu apresentar a reação que demonstrou na primeira rodada do Challenger de Murcia, na Espanha, na primeira rodada, e caiu para o local Sergio Ferrol, 212º
Ferrol precisou de 1h33 para fechar o placar em 7/6 (4) 6/3 tendo convertido cinco aces contra nenhum do brasileiro, que cometeu o mesmo número de duplas-faltas do espanhol, três, e apresentou 72% de aproveitamento de pontos jogados com seu primeiro serviço contra 81% de aproveitamento do experiente espanhol.
O brasileiro começou o jogo em vantagem, abriu 2/0 com quebra no segundo game, mas não sustentou o saque na sequência e viu o placar se igualar. Trabalhando com bolas mais curtas, Bellucci conquistou nova quebra no oitavo game, mas sacando para o set sentiu, cometeu erros, trabalhou com segundo serviço, foi quebradp e viu a disputa se encaminhar para o tiebreak. Nele, trocou mini-quebras até errar e sofrer duas mini-quebras consecutivas vendo o rival sacar para fechar.
Na segunda etapa o jogo foi equilibrado, o espanhol converteu a chance que teve no sexto game e sustentou seu saque muito sólido.
Sergio Gutierrez Ferrol encara na segunda rodada o vencedor da partida entre o italiano Federico Gaio e o espanhol Roberto Carballes Baena.