O croata Marin Cilic, sexto do ranking da ATP, é o principal favorito na Chave do ATP 500 de Tóquio, no Japão, ao lado do sul africano Kevin Anderson, oitavo. Número 1 local, Kei Nishikori tentará o tricampeonato. Nick Kyrgios tenta o bi.
Cilic abrirá sua campanha contra o alemão Jan-Lennard Struff, 56º, a quem enfrentou e venceu uma única vez, no pisorápido de Sidney, na Austrália, em 2014. Se vencer, Cilic tem pela frente o vencedor da partida entre o francês Jeremy Chardy e o bósnio Damir Dzumhur.
Numa hipotética quartas de final, Cilic terá pela frente o cabeça de chave sete, o coreano Hyeon Chung, que faz clássico da Next Gen contra o canadense Denis Shapovalov na estreia e pode ter na segunda rodada o campeão do torneio em 2015, o suíço Stan Wawrinka, que estreia contra o norte-americano Taylor Fritz, 62º que estrou no torneio como 'special seed' por ter alcançado semifinal em Chengdu, o que o impossibilitou de disputar o quali da competição japonês.
Já na semi, Cilic pode ter pela frenteo cabeça quatro, o argentino Diego Schwartzman que estreia contra um tenista vindo do quali.
Do lado debaixo da chave, Anderson estreia contra a boa fase do australiano Matthew Ebden, 47º, a quem não enfrenta desde 2013 e venceu os dois confrontos pelo circuito profissional. Nas oitavas, Anderson pega o vencedor do duelo entre o alemão Maximilian Marterer e o norte-americano Frances Tiafoe. Caso avance às quartas, o sul-africano pode ter pela frrente o campeão do torneio em 2016, o australiano Nick Kyrgios, que estreia contra o convidado da organização Yoshihito Nishioka, ou mesmo o cabeça de chave oito, o francês Richard Gasquet, que estreia contra um qualifier.
Numa hipotética semifinal, Anderson pode ter pela frente o bicampeão do torneio (2012 e 2014) e número 1 loca, KeiNishikori, cabeça três e que estreia contra o compatriota Yuichi Sugita.