O italiano Fabio Fognini, 13º do ranking da ATP, teve muitas dificuldades no inicio da partida, mas superou de virada o norte-americano Taylor Fritz, 62º, e se garantiu em sua quarta final de torneio ATP no ano, onde encara o qualifier australiano Bernard Tomic.
Principal favorito no torneio chinês, Fognini precisou de 1h49 para fechar o placar em 6/7 (5) 6/0 6/3 tendo convertido dois aces contra oito do norte-americano, que venceu 61% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 82% de aproveitamento do italiano.
Na grande final do torneio chinês, Fognini encara o qualifier australiano Bernard Tomic, 123º da ATP, que precisou de 1h15 para superar o sétimo cabeça de chave, o português João Sousa, 50º, pelo placar de 6/4 6/4.
O australiano e o italino já se enfrentaram três vezes no circuito profissional, com duas vitórias de Fognini, que perdeu o único jogo entre eles disputado no piso rápido, na chave do Masters de Paris em 2015. Na grama e no saibro, as vitórias foram do italiano.
Campeão em São Paulo, Bastad, na Suécia, e Los Cabos, no México, este ano, Fabio Fognini busca fazer história para a Itália, tornando-se o primeiro tenista vindo da bota a vencer quatro títulos ATP num mesmo ano.
Fognini tem 40 vitórias na temporada e 18 derrotas e vive a melhor temporada de sua carreira, mesmo tendo como melhores campanhas no Grand Slam oitavas de final na Austrália e em Roland Garros.
Tomic, por sua vez, quer tentar em Chengdu seu quarto título profissional, o primeiro em três anos, quando conquistou o bicampeonato no extinto ATP de Bogotá, na Colômbia. A última final em nível ATP jogada por Tomic foi em Acapulco, no México, em 2016.